Cigarros eletrónicos podem provocar danos no cérebro, cólon e coração

Estudo que analisou o efeito de cigarros eletrónicos com sabor a menta e manga notou alterações nos marcadores de inflamação em vários órgãos do corpo humano.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/04/2022 19:01 ‧ 14/04/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Segundo um novo estudo realizado por investigadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, publicado originalmente na revista eLife e citado pelo jornal Metrópoles, o uso diário do 'vape' impacta no estado inflamatório de vários órgãos, nomeadamente no cérebro, coração, pulmões e no cólon.

Para efeitos daquela pesquisa, cientistas analisaram 'vapers' da marca Juul com sabor a menta e a manga. Sendo que camundongos adultos foram expostos aos aerossóis emitidos pelos cigarros eletrónicos três vezes por dia durante três meses.

Leia Também: Todas as oportunidades são boas para parar de fumar, médico dá conselhos

No decorrer do estudo, os especialistas detetaram a presença de níveis elevados de inflamação no organismo dos roedores.

Os principais danos foram registados no cérebro, nomeadamente na zona do órgão responsável pela motivação e processamento de recompensas. Ora, a inflamação nessa região foi associada a estados de depressão, ansiedade e abuso de substâncias.

"Muitos utilizadores são adolescentes e jovens adultos. Os cérebros dessas pessoas ainda estão em desenvolvimento, como tal é aterrador saber o que pode estar a acontecer no órgão e como isso pode afetar a saúde mental e comportamento ao longo da vida", disse a professora Laura Crotty Alexander, uma das principais autoras do estudo. 

Adicionalmente, reporta o jornal Metrópoles, o grau de inflamação também aumentou no cólon, o que consequentemente pode estimular o aparecimento de doenças gastrointestinais.

Mais ainda, o sabor do 'vaper' impactou negativamente nos corações dos camundongos. Os animais que foram expostos à versão de menta apresentaram uma maior sensibilidade aos efeitos da pneumonia bacteriana, comparativamente aos que inalaram o cigarro eletrónico de manga.

"Tal foi uma surpresa e mostra que os químicos responsáveis pelo sabor do produto podem causar mudanças patológicas. Ficou claro que cada cigarro eletrónico e sabor devem ser estudados individualmente para definir como afetam o organismo", concluiu Laura Crotty Alexander. 

Leia Também: Fumar canábis altera função pulmonar a longo prazo, mas não como o tabaco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas