Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Fumar canábis altera função pulmonar a longo prazo, mas não como o tabaco

Um estudo que rastreou pouco mais de mil participantes descobriu que o fumo regular proveniente da canábis pode alterar o funcionamento dos pulmões à medida que envelhecemos. Ao contrário de fumar um cigarro, entretanto, a canábis parece impactar a respiração de maneira ligeiramente diferente.

Fumar canábis altera função pulmonar a longo prazo, mas não como o tabaco
Notícias ao Minuto

13:12 - 04/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fumar

Durante a idade adulta, fumar tabaco é associado ao declínio progressivo da quantidade de ar que os indivíduos conseguem expelir dos pulmões num determinado espaço de tempo. Em comparação, o consumo de canábis ou marijuana no presente estudo foi associado a um maior volume pulmonar como um todo, reporta a publicação Science Alert. 

Em última análise, os autores descobriram que ambas as mudanças levam a resultados finais semelhantes - constrição das vias aéreas, levando à hiperinflação e retenção de gás.

Esses padrões de função pulmonar coincidem com resultados anteriores da mesma coorte, que foram coletados 13 anos antes, quando os participantes tinham 32 anos de idade.

"Embora os efeitos da canábis tenham sido prejudiciais, o padrão de alterações na função pulmonar não foi o mesmo", partilhou o especialista respiratório Bob Hancox, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

"A pesquisa descobriu que o uso prolongado da droga resulta em pulmões hiperinflados e aumentou a resistência ao fluxo de ar em maior medida do que o tabaco". 

Até ao momento, ainda são poucas as pesquisas sobre os efeitos pulmonares de fumar marijuana. Alguns estudos sugerem que fumar a droga pode levar ao desenvolvimento de sintomas associados a bronquite aguda, enquanto outros estudos sugerem que, mesmo fumando durante sete anos, a função pulmonar não é significativamente alterada.

Entretanto, os voluntários que fumavam tabaco e canábis mostraram uma ligeira tendência para uma menor transferência de gás, o que significa que os seus pulmões não são tão eficazes quando se trata de trocar oxigénio por dióxido de carbono.

Os autores sublinham que tal coloca os indivíduos em risco de enfisema, embora ainda não esteja claro o que essas alterações na função pulmonar fazem com a saúde geral dos pulmões. 

"É cada vez mais claro que a marijuana tem efeitos diferentes na função pulmonar do tabaco e os efeitos do seu uso generalizado não espelharão necessariamente os danos causados pelo fumo do tabaco", explicaram os autores.

"As consequências a longo prazo da hiperinflação, do aprisionamento de gás e da baixa condutância das vias aéreas observadas em vários estudos ainda não são conhecidas", concluíram. 

Leia Também: Bebe um copo de vinho de vez em quando? Temos más notícias para si

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório