Será que uma pessoa com doença celíaca pode beijar alguém que acabou de comer alimentos com glúten? Pode nunca ter pensava na questão, mas olhe que até é pertinente. Um novo estudo esclareceu tudo.
A investigação foi feita pelo Celiac Disease Center da Columbia University, em Nova Iorque. O estudo ainda não foi publicado, mas as primeiras conclusões já foram conhecidas esta segunda-feira durante o encontro Digestive Disease Week em San Diego, nos Estados Unidos.
Leia Também: Será que os alimentos sem glúten são mais saudáveis? Dietista esclarece
Para que fique descansado, a verdade é que não existe qualquer problema em beijar alguém que tenha consumido alimentos com glúten se for celíaco. "A exposição ao glúten precisa de estar num determinado limite para que alguém com doença celíaca reaja. Parece que, para a maioria dessas pessoas, a exposição estava bem abaixo desse limite", revelou o gastroenterologista Joseph Murray à NBC News.
O estudo foi feito com 10 casais. Apenas 10% dos beijos tiveram valores superiores, mas mesmo assim não foram suficientes para levar ao aparecimento de qualquer tipo de sintomas.
Apesar dos resultados, a médica Nielsen Fernandez-Becker revelou que "é uma boa ideia as pessoas usarem o bom senso e tomarem precauções se estiverem preocupadas, como pedir ao parceiro não celíaco que beba água antes de beijar".
Leia Também: Intolerância ao glúten? Sete trocas que tem de fazer na sua dieta