Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Grávida? Parto prematuro e outros riscos associados à má higiene oral

Ora veja!

Grávida? Parto prematuro e outros riscos associados à má higiene oral
Notícias ao Minuto

18:00 - 22/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

Existe uma relação direta entre as alterações hormonais durante a gravidez e a acumulação de placa bacteriana e surgimento de doenças gengivais, alerta a equipa de higienistas orais do Instituto de Implantologia em comunicado.

Quando a saúde oral é negligenciada, há o risco de desenvolver alguns problemas para a mãe (tal como referido anteriormente), mas também para o feto, tais como parto permaturo, bebé com baixo peso à nascença, pré-eclâmpsia, ulcerações do tecido gengival, gengivite, secura da boca e erosão dentária.

Os especialistas do  Instituto de Implantologia recomendam: "Quando a mulher sabe que está grávida deve fazer um 'check-up' completo para conseguir ter a higiene oral ideal, mas, acima de tudo, o mais importante é saber mantê-la durante a gravidez".

"Todos os tratamentos considerados menos invasivos, tal como uma consulta de higiene oral, podem e devem ser continuados durante a gravidez", acrescentam, sublinhando que, "apesar do mito afirmar que grávidas não devem ir ao dentista até ao nascimento do bebé, encorajamos a consultas regulares de higiene oral". O indicado são mesmo de três em três meses. Já os procedimentos que possam ser mais invasivos, devem ser adiados até ao nascimento do bebé.

Leia Também: Investigadores do Porto em projeto para melhorar acesso a saúde oral

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório