Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Cinco sintomas de Ómicron em crianças que jamais deve ignorar

Após as férias do Natal e com o retorno dos mais pequenos à escola está a registar-se um aumento nos casos de infeção em pais e filhos.

Cinco sintomas de Ómicron em crianças que jamais deve ignorar
Notícias ao Minuto

07:42 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Caso o seu filho chegue a casa com uma constipação, a queixar-se de dor de cabeça ou com ar adoentando - então, é provável que tenha Covid-19, reporta um artigo publicado pelo jornal britânico The Sun. 

Embora a variante Ómicron do coronavírus seja considerada mais suave, especialmente entre os vacinados, pode ainda assim ser transmitida mais fácil e rapidamente. O que torna as salas de aula e o convívio nas escolas um habitat perfeito para a disseminação do patógeno. 

Como tal, é importante ter em atenção os sintomas indicadores de Covid nas gerações mais novas, e proceder a testes para ter certeza.

Leia Também: Ómicron: O sintoma preocupante a ter em atenção mesmo após recuperação

O professor Tim Spector, cientista-chefe da aplicação de estudo do SARS-CoV-2 ZOE Covid Study, comentou os dados mais recentes, em declarações ao jornal The Sun: "os dados da ZOE apontam para um aumento nos casos sintomáticos em crianças devido ao regresso à escola". 

"Com os casos ainda altos e as restrições que estão a ser levantadas, temos apenas que esperar que as pessoas permaneçam sensatas, que as famílias sejam triplamente vacinadas e, independentemente dos conselhos oficiais, que todos saibam como se isolar e auto-testar quando experienciarem sintomas semelhantes aos de uma gripe", acrescentou. 

Existem cerca de 20 sintomas de alerta em adultos que se manifestam regularmente e que também podem afetar os mais pequenos. No entanto, nas crianças existem alguns sinais extra específicos. 

Pais e médicos relataram crianças com corrimento nasal, febre baixa, crupe ou angina diftérica, tosse e erupções cutâneas.

Camilla Kingdon, presidente do Royal College of Paediatrics and Child Health, disse ao The Sun: "acompanho os nossos bebés prematuros de alto risco". 

"A maioria que está internada na minha clínica teve Ómicron nas últimas quatro semanas - ou as suas famílias tiveram - e nenhum deles sofreu qualquer dano". 

"Na verdade, a maioria das mães relata corrimento nasal e febre baixa". 

Leia Também: Ómicron: Nove sintomas comuns em vacinados

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório