Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19 desencadeia Parkinson? Cientistas explicam

Um grupo de cientistas revelou que há interação entre a proteína N do coronavírus e a α-sinucleina.

Covid-19 desencadeia Parkinson? Cientistas explicam
Notícias ao Minuto

07:35 - 16/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Uma equipa de cientistas publicou um estudo que sugere que o vírus da Covid-19 afeta diretamente a α-sinucleina, associada ao Parkinson. 

Intrigados com o número de relatos de casos de indivíduos jovens que, semanas após serem infetados com o Sars-CoV-2 desenvolveram Parkinson, um grupo de cientistas resolveu investigar se a Covid-19 influencia, ou não, o aparecimento da doença neurodegenerativa. As descobertas, publicadas recentemente no jornal cientifico ACS Chemical Neuroscience, mostram que há interação, em tubos de ensaio, entre a proteína N do coronavírus e a α-sinucleina, proteína neuronal que acelera a formação das fibras de amiloide, frequentemente associadas ao Parkinson.

Durante o estudo, foram feitos  testes com as proteínas spike (S) e do nucleocapsídeo (N), responsáveis pela entrada do Sars-CoV-2 nas células e por encapsular o RNA do vírus, respetivamnete. Identificadas por uma sonda fluorescente, as fibras de amiloide demoraram mais de 240 horas para se formarem na ausência das proteínas do coronavírus. Mas, perante a presença da proteína N, a α-sinucleína demorou menos de 24 horas para se agregar em fibrilas, enquanto a proteína S não teve efeito.

Recorde-se que, após testar positivo para a Covid-19, um homem de 45 anos começou a apresentar sintomas relacionados à doença de Parkinson, segundo médicos do Hospital Universitário Samson Assuta Ashdod, em Israel. Num estudo publicado na edição de outubro do The Lancet Neurology, os profissionais da saúde explicam que outros vírus já foram associados ao desenvolvimento da patologia, mas nunca o Sars-CoV-2.

Leia Também: Perigo à vista? Dicas para reduzir o risco de desenvolver Parkinson

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório