Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Operação às cataratas reduz risco de demência, sugere estudo

Entenda aqui.

Operação às cataratas reduz risco de demência, sugere estudo
Notícias ao Minuto

09:00 - 13/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência

Um estudo desenvolvido nos Estados Unidos sugere que existem evidências de que a operação às cataratas está associada à diminuição do risco de demência, revela o portal Medical Xpress.

O estudo envolveu acima de cinco mil voluntários, com idade superior a 65 anos. De acordo com os investigadores, os participantes que se submeteram à cirurgia às cataratas apresentavam um risco praticamente 30% menor de vir a desenvolver demência, face àqueles que não se submeteram à cirurgia. O baixo risco de demência verificou-se, durante, pelo menos, uma década.

Os autores do estudo associam ainda a operação às cataratas a um baixo risco da doença de Alzheimer em idosos. Contudo, não determinam exatamente como. Os instigadores apenas sugerem que os voluntários podem estar a receber informações sensoriais de qualidade superior após a cirurgia às cataratas, o que pode ter um efeito benéfico na redução do risco de demência.

Cecilia Lee, uma das autoras do estudo, citada pelo Medical Xpress, levanta a hipótese de os participantes estarem a receber mais luz azul após a operação. "Algumas células especiais na retina estão associadas à cognição e regulam os ciclos do sono. E essas células respondem bem à luz azul. (...) As cataratas bloqueiam especificamente a luz azul e a cirurgia às cataratas poderia reativar essas células", resume. 

Leia Também: Será demência? Seis mitos em que tem de parar de acreditar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório