Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Espirros, obstipação, dor de garganta: Estes alimentos são os culpados!

Se a constipação não o larga, então este artigo é para si.

Espirros, obstipação, dor de garganta: Estes alimentos são os culpados!
Notícias ao Minuto

18:00 - 20/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doença

A constipação desaparece por si própria. Mas, enquanto tal não acontece, evite determinados alimentos que fazem toda a diferença. 

Veja, abaixo, os alimentos que, segundo a revista Health, são de evitar. 

Produtos lácteos

A população em geral deve ingerir duas porções de laticínios diariamente e as crianças e adolescentes devem consumir três porções, como explica o portal da CUF. Quando em excesso, porém, podem causar problemas no sistema digestivo. Opte por alternativas de amêndoa, soja e por leite de aveia, sempre que possível. 

Carne vermelha

"As pessoas que comem grandes quantidades de carne vermelha não estão a ingerir fibra suficiente", explica Rudolph Bedford, gastroenterologista no Providence Saint John's Health Center, nos Estados Unidos, à Health. Bedford acrescenta ainda que, por ter maior teor de gordura, a carne vermelha move-se mais lentamente pelo sistema digestivo. 

Alimentos processados e fritos

Todos sabemos que devemos evitar ao máximo os alimentos processados e a 'fast-food'. No entanto, talvez não saiba que o hambúrguer e as batatas fritas que costuma comer com fartura podem estar na origem dessa maldita constipação. Porquê? Os alimentos processados tendem a ser ricos em gordura e pobres em fibra, o que faz com que prendam o intestino e piorem os sintomas. Por outro lado, a ingestão de, pelo menos, 30 gramas diárias de fibra tem a capacidade de amolecer as fezes, retendo a água, e de acelerar a sua viagem pelo intestino. 

Doces

É verdade: o consumo exagerado de açúcar faz mesmo mal à saúde, é viciante e não sacia. Quer isto dizer que também é fraco em fibra e, por isso, de evitar.

Leia Também: Estes 15 alimentos (ricos em cálcio) ajudam a prevenir a osteoporose

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório