Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Férias de verão? Cinco dicas para manter os dentes saudáveis

Os conselhos são do diretor clínico da MALO CLINIC Funchal, Tiago Ramos.

Férias de verão? Cinco dicas para manter os dentes saudáveis
Notícias ao Minuto

11:00 - 21/07/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

Férias de verão são sinónimo de menos tempo em casa. Como tal, já dizia António Variações, 'o corpo é que paga' ou, neste caso, os dentes. 

“Nesta altura passamos mais tempo na praia, na piscina, a passear e nem sempre conseguimos higienizar a nossa boca e dentes como deveríamos", começa por explicar o diretor clínico da MALO CLINIC Funchal, Tiago Ramos, em comunicado.

Assim, o especialista dá cinco dicas para adotar durante as férias de verão:

Coma os 'doces' a seguir às refeições: "os gelados são uma das tentações do verão e o ideal é ingeri-los no final das principais refeições, uma vez que já houve ingestão de outros alimentos e o pH da cavidade oral já está reduzido. Desta forma, diminui-se o número de vezes em que há acidificação da boca e estes terão um menor impacto do que quando ingeridos a meio da manhã ou da tarde".

Beba bastante água: "a água é fundamental para a saúde de todo o corpo e a saúde oral não é exceção. A água não só contribui para a produção de saliva, como ajuda a remover restos de alimentos e a higienizar a cavidade oral".

Escolha refeições equilibradas: "procure evitar refrigerantes, bem como ingerir alimentos açucarados em demasia, uma vez que estes são dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de cáries. Além disso, escolher alimentos mais duros e ricos em fibra é uma boa opção, pois não só fornecem nutrientes indispensáveis, como ajudam a manter os dentes e gengivas limpos".

Use pastilha elástica pontualmente: "quando não é possível escovar os dentes ou utilizar o fio dentário após as refeições, uma pastilha sem açúcar pode ser uma boa ajuda. Mastigar uma pastilha elástica depois das refeições pode ajudar a neutralizar os ácidos ao aumentar a produção de saliva e contribuir para eliminar uma parte dos resíduos acumulados".

Privilegie a escovagem antes de dormir: "apesar da rotina mais descontraída, é importante procurar manter dois momentos de escovagem ao deitar e acordar, privilegiando a lavagem ao deitar. Durante a noite, a produção de saliva diminui, o que torna o meio oral mais suscetível à proliferação bacteriana. Desta forma, uma escovagem mais cuidada, em conjunto com a utilização do fio dentário, ajuda a remover os resíduos que a escova não conseguiu eliminar".

Leia Também: Os benefícios surpreendentes de ver filmes para a saúde

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório