Alternativas ao açúcar. São realmente melhores?

Nutricionista explica.

Viciado em açúcar? Aprenda a fazer o 'diagnóstico' e a livrar-se do vício

© iStock

Notícias ao Minuto
10/03/2021 16:55 ‧ 10/03/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentos

Não novidade dizer que o açúcar deve ser ingerido com moderação, já que pode causar estragos nos dentes e na pele e está associado à obesidade, que pode aumentar o risco de contrair diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

O problema é que o açúcar refinado está em todo o lado - muitas vezes esconde-se nos seus cereais matinais, nos seus molhos, entre outros.

Para reduzir este consumo, algumas pessoas confiam em alternativas naturais, mas, segundo um artigo do Independent, os chamados 'substitutos saudáveis ​​do açúcar' podem não ser tão bons quanto pensa.

“Com as alternativas ao açúcar, é muito importante lembrar que há muito pouca diferença entre eles”, diz a nutricionista Sophie Medlin ao jornal britânico. “Embora o açúcar refinado tenha sido demonizado e as alternativas tenham sido validades pela comunidade de bem-estar, é importante lembrar que a maioria deles tem o mesmo efeito no nosso açúcar no sangue, produção de insulina e saúde oral".

Alguns exemplos:

Açúcar de coco

“O açúcar de coco às vezes contém fibra prebiótica, que alimenta as nossas bactérias boas e está ligada à libertação mais lenta de carboidratos”, explica a nutricionista. "Dito isto,  deve ter em mente que isso ainda vai causar os mesmos picos de açúcar no sangue e cáries dentais que obtém com o açúcar refinado".

Mel

O mel tem algumas coisas a seu favor. “Contém traços de nutrientes úteis, como antioxidantes e vitaminas B, mas ainda tem quase exatamente o mesmo efeito sobre o açúcar no sangue e os dentes que o açúcar”, diz Medlin.

Stevia

“A stevia é feita de uma planta e é 200-300 vezes mais doce que o açúcar refinado, com muito poucas calorias”, explica a nutricionista. “Isso significa que pode fornecer a doçura que desfrutamos do mel ou açúcar, mas sem promover ganho de peso ou causar picos de açúcar no sangue".

O único problema? “Algumas pessoas notam um gosto amargo ou persistente com a stevia".

Leia Também: Sem farinha, açúcar ou ovos! Prepare este delicioso bolo de caneca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas