Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Cães são capazes de detetar cancro da próstata pelo olfato

Numa pesquisa realizada no Reino Unido, o nariz canino mostrou ser tão sensível a diagnosticar um tipo agressivo de cancro da próstata quanto o exame de sangue comummente administrado pelos médicos.

Cães são capazes de detetar cancro da próstata pelo olfato
Notícias ao Minuto

08:20 - 05/03/21 por Notícias ao Minuto 

Lifestyle Cancro da próstata

Um novo estudo realizado pela empresa Medical Detection Dogs, no Reino Unido, publicado na revista científica PLOS ONE, associa, pela primeira vez, três elementos: o faro dos cães, inteligência artificial e amostras de exames de homens suspeitos de sofrerem de cancro da próstata.

Durante o estudo, os cães identificaram corretamente 71% dos exames positivos para o tumor. Por outro lado, obtiveram 73% de precisão ao ignorarem as amostras que eram negativas.

Valores que são similares ao do teste de cancro de próstata tradicionalmente utilizado - o PSA. Provando assim que uma triagem através do olfato canino pode ser um complemento ao exame de sangue comum. 

De acordo com os investigadores, os animais detetaram compostos orgânicos voláteis do tipo mais agressivo e fatal de cancro da próstata

Claire Guest, co-fundadora e diretora científica da Medical Detection Dogs, afirma: "tal é extremamente emocionante porque um dos desafios do teste de sangue PSA, o mais amplamente usado no momento, é que outras condições podem causar uma subida do PSA, mas não significa necessariamente que a pessoa tenha cancro". 

"Os cães neste estudo foram capazes de diferenciar entre cancro e outras doenças da próstata com segurança", acrescentou.

Guest aponta que essas informações podem ajudar na deteção precoce, não invasiva e sensível de tumores na próstata.

Adicionalmente, os investigadores também consideram a hipótese de desenvolver dispositivos eletrónicos com a mesma capacidade do nariz canino. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório