Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Distúrbios cognitivos podem ser fatores de risco para a Covid grave?

De acordo com um estudo da Universidade da Geórgia, sim.

Distúrbios cognitivos podem ser fatores de risco para a Covid grave?
Notícias ao Minuto

07:30 - 29/10/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

De acordo com uma pesquisa da Universidade da Geórgia, publicada na revista Brain, Behavior and Immunity, a demência e outros distúrbios cognitivos podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de Covid-19 grave. Os resultados destacam a necessidade de cuidados especiais para pessoas com essas condições pré-existentes durante a pandemia.

No estudo, os investigadores analisaram dados de quase 1.000 doenças e dois genes específicos para comparar os perfis de saúde de pacientes com Covid-19 com aqueles com teste negativo, procurando por semelhanças em pacientes com Covid-19.

O estudo baseou-se em dados do UK Biobank, um estudo de longo prazo com mais de 500.000 participantes que investigou as respetivas contribuições da predisposição genética e da exposição ambiental para o desenvolvimento da doença.

Adotamos uma abordagem livre de hipóteses e as mais estatisticamente significativas são os transtornos cognitivos e a diabetes tipo 2”, disse Kaixiong Ye, o principal autor do estudo. “De momento, não conhecemos os mecanismos por trás dessas associações, apenas sabemos que são mais comuns em pacientes com Covid-19".

Analisando os fatores genéticos que tornam alguns indivíduos em maior risco de Covid-19 grave, a equipa focou-se em dois genes: ACE2 e TPMPRSS2, conhecidos por serem críticos para o vírus entrar nas células humanas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório