Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Revolução. Brasileiros criam solução que desativa SARS-CoV-2 por 24 horas

Cientistas criaram uma solução formulada com nióbio que oferece proteção contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Revolução. Brasileiros criam solução que desativa SARS-CoV-2 por 24 horas
Notícias ao Minuto

07:43 - 14/09/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

O produto inovador, pode ser usado em spray ou em estado químico. Criado por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil, a substância possui uma ação duradoura de limpeza, e pode ser utilizado em ambiente doméstico, ou seja em casa, médico e odontológico, conforme revela um artigo publicado na revista Galileu. 

Mas, há mais. A substância à base de nióbio, oficialmente denominada de INNIB-41, pode ser igualmente usada para desinfetar as mãos sem representar qualquer risco para a saúde.

De acordo com os cientistas, o nióbio é um composto da família dos polioxoniobatos.

"Sintetizamos uma forma nova de polioxoniobato com capacidade de gerar espécies de oxigénio que desativam uma elevada carga do coronavírus de modo eficiente", afirma o investigador Luiz Carlos Oliveira, num comunicado divulgado pela Galileu. 

"Essas espécies de oxigénio são libertadas no meio [em que estão] ao se depararem com uma bactéria ou um vírus", acrescenta.

"Vamos criar soluções contendo moléculas inovadoras de nióbio, com baixo custo de produção e versáteis, já que também poderão ser inseridas em produtos de limpeza e cosméticos disponíveis no mercado".

Adicionalmente, a revista Galileu destaca que os cientistas apuraram que o INNIB-41 também protege eficazmente contra outros microrganismos - além do novo coronavírus -, devido à sua ação fungicida, bactericida e virucida

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório