Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Covid-19. Complicação grave da doença afeta o pescoço, maxilar e ouvidos

Dor no pescoço pode ser um sintoma de uma complicação rara e severa da Covid-19.

Covid-19. Complicação grave da doença afeta o pescoço, maxilar e ouvidos
Notícias ao Minuto

07:42 - 22/05/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Tireoidite subaguda

Médicos em Itália apuraram que a Covid-19 pode provocar o aparecimento de uma condição inflamatória chamada tireoidite subaguda

A condição consiste no inchaço doloroso da glândula da tiroide que se crê ser causada por uma infeção viral, como a papeira ou a gripe. 

Geralmente a tireoidite subaguda provoca febre e dores no pescoço, maxilar ou ouvidos. 

Médicos do Hospital Universitário de Pisa, em Itália, descobriram a incidência da condição em doentes infetados com o novo coronavírus ao tratarem uma jovem de 18 anos com Covid-19, que havia contraído o vírus pelo pai. 

A paciente acabou por recuperar totalmente da Covid-19, tendo testado negativo dias depois, mas nessa altura terá começado a experienciar sintomas adicionais. 

Reação inflamatória

A jovem foi acometida por dores no pescoço e na tiroide, febre e um aumento do batimento cardíaco. E como tal foi transportada novamente para o hospital, onde foi diagnosticada com tireoidite subaguda

Segundo os médicos a tiroidite pode ser causada por uma infeção viral ou por uma reação inflamatória pós viral, e muitos vírus já foram previamente associados à doença. 

"Reportamos o primeiro caso de tireoidite subaguda após infeção pelo SARS-CoV-2", disse o médico Francesco Latrofa, que tratou a jovem mulher. 

Posteriormente, a mesma regressou ao hospital um mês depois e nessa altura os médicos apuraram que havia recuperado totalmente e que a sua tiroide estava a funcionar normalmente. 

"Devido à associação cronológica, o SARS-CoV-2 pode ser considerado como sendo culpado pela incidência da tireoidite subaguda", escreveu Latrofa num artigo científico publicado no periódico The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório