Meteorologia

  • 01 JUNHO 2020
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

Covid-19: Recuperados podem sofrer de delírio e stress pós-traumático

Estas são as conclusões perturbadoras de uma nova pesquisa realizada pela University College London.

Covid-19: Recuperados podem sofrer de delírio e stress pós-traumático

Aproximadamente um em cada quatro pacientes hospitalizados com Covid-19 pode desenvolver delírio - uma mudança abrupta no funcionamento do cérebro que perturba e confunde o estado mental e emocional -durante o combate à doença. A acrescentar, o stress pós-traumático é um potencial risco à saúde a longo prazo de pacientes recuperados. Estes são os resultados de uma nova pesquisa realizada pela University College London e citada pela Study Finds.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram estudos anteriores realizados em pacientes com coronavírus (SARS, MERS e quaisquer dados disponíveis da Covid-19). Pacientes recuperados do SARS e MERS relataram stress pós-traumático, ansiedade, depressão e fadiga crónica. Portanto, os autores afirmam que existe um risco de os mesmos problemas surgirem em pacientes com Covid-19.

“A maioria das pessoas com Covid-19 não desenvolverá nenhum problema de saúde mental, mesmo entre aqueles com casos graves que requerem hospitalização, mas dado o grande número de pessoas que ficam doentes, o impacto global na saúde mental pode ser considerável”, comenta o co-autor Jonathan Rogers. 

No total, 65 estudos e sete pré-impressões foram incluídos nesta pesquisa, abrangendo mais de 3.500 pacientes com coronavírus (SARS, MERS, Covid-19). Entre os pacientes hospitalizados investigados, alguns foram acompanhados por períodos de até 12 anos após a recuperação.

Com base num período de acompanhamento de quase três anos, quase um em cada três pacientes recuperados desenvolveu sintomas de stress pós-traumático. Além disso, 15% dos pacientes com SARS ou MERS relataram sintomas de depressão aproximadamente um ano após a recuperação e mais de 15% tiveram vários outros problemas (fadiga constante, mudanças de humor, distúrbios do sono, problemas de memória).

Muitos pacientes com SARS e MERS hospitalizados também apresentaram sintomas de delírio (confusão, agitação, consciência alterada). Os primeiros dados da Covid-19 sugerem que o delírio também é comum entre os pacientes atuais.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório