Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Mindfulness caligráfico: 10 dicas para melhorar a letra na quarentena

Face à situação atual gerada pelo Covid-19, a marca icónica de canetas BIC propõe aderir a esta prática em expansão que desperta interesse em todo o mundo. Novos passatempos ou hobbies como o lettering ou o 'bullet journal' estão a despertar uma verdadeira paixão por todo o mundo e a invadir as redes sociais como o Instagram e o Pinterest com criações artísticas.

Mindfulness caligráfico: 10 dicas para melhorar a letra na quarentena
Notícias ao Minuto

07:00 - 06/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Melhore a caligrafia

O estado de emergência obrigou-nos a fazer uma pausa no ritmo frenético do estilo de vida habitual. O novo cenário causado pela crise do coronavírus surge como uma boa oportunidade para iniciar atividades ou hobbies que até agora se encontravam por explorar por falta de tempo. À diversão junta-se assim um despertar de curiosidade e uma nova habilidade.

A caligrafia, nas suas mais variadas formas, está na moda e uma boa letra volta a ser um símbolo de distinção. De facto, novas atividades ou hobbies, como o 'lettering' ou o 'bullet journal', estão a despertar paixões por todo o mundo e a invadir as redes sociais como o Instagram e o Pinterest com criações artísticas únicas. 

Na verdade, a prática da caligrafia é um treino que requer tempo, calma e dedicação que, segundo os especialistas da BIC, poderá vir a converter-se numa forma de spa emocional, um 'detox digital' ideal para estes dias em casa.

Os dez conselhos dos especialistas BIC para melhorar a escrita

A prática leva à perfeição e, por isso, os especialistas da BIC compilaram os principais hábitos que ajudam a criar as bases para o aperfeiçoamento da caligrafia:

Procure o momento adequado para praticar. Dedique cerca de 20 minutos por dia a praticar a nova letra com absoluta dedicação e concentração. É importante que este momento não seja partilhado com outras atividades.

Escolha um ambiente agradável, sóbrio e cómodo. Não tenha em redor mais do que o necessário: papel, esferográfica e vontade de melhorar.

Escreva com a mesma calma com que respira e não retenha a respiração. Tenha em conta que uma parte muito importante da beleza e qualidade da escrita é marcada pelo ritmo do tracejado. Tente encontrar uma cadência nos traços que lhe seja confortável. A mão não deve ter um ritmo mais acelerado do que o cérebro para que não perca o controlo. Considere a possibilidade de converter este momento de relaxamento numa nova forma de meditar e de bem-estar.

Mantenha a postura adequada. Certifique-se de que tem espaço para apoiar os braços e evite cruzar as pernas. Mantenha os pés assentes no chão e as costas sem tensão. Tente escrever com os pés à frente da cadeira, as costas direitas, e incline ligeiramente o papel para a esquerda ou direita consoante a mão utilizada.

Notícias ao Minuto© BIC

Preste atenção ao papel. Coloque três ou quatro folhas de papel por baixo da folha a usar para que formem um pequeno colchão. Por outro lado, escrever sobre um bloco demasiado grosso pode distorcer a letra.

Escolha a esferográfica ou lápis adequado (e agarre-o corretamente). Normalmente tendemos a segurar a esferográfica formando uma garra, com os dedos dobrados e muito apertados, mas a melhor forma é com os dedos estendidos e o pulso direito, fazendo força a partir do ombro. A caneta deve descansar entre os dedos indicador e polegar. As esferográficas muito finas são mais difíceis de agarrar e podem cansar mais os músculos. Para que a mão tenha um melhor desempenho e evitar dores provocadas por longos períodos de escrita, é importante fazer breves exercícios aos músculos.

Pratique os traços. Um dos truques é repetir linhas em ziguezague ou desenhar vários círculos pequenos e escrever letras no interior. O Pinterest pode ser uma fonte de vários exercícios.

Tire tempo. Dedique meia hora por dia, durante seis ou oito semanas, até alcançar os resultados pretendidos. Para não desistir, estipule-os como um objetivo a longo prazo. É aconselhável começar com um ritmo lento e acelerar aos poucos. O primeiro passo é reduzir a velocidade da escrita. Em vez de se tornar monótono, este gesto permite dedicar a máxima atenção a cada traço tornando esta atividade muito relaxante. Assimule este momento com paz e tranquilidade, como uma espécie de mindfulness caligráfico.

Use a criatividade. É importante para não cair no aborrecimento. Pratique usando repetições de frases com aliterações, copie letras de canções ou fragmentos de livros favoritos.

Experimente os métodos clássicos. Entre os métodos mais populares encontra-se o de Spencer, utilizado em meados do século XIX nas escolas dos Estados Unidos e que atualmente voltou a ser famoso graças aos seus traços elegantes.

Pode ainda encontrar propostas de atividades para estes dias, que a marca publica periodicamente no seu canal de Instagram Mi boli BIC, pensadas para todas as idades. São jogos, desafios e ideias criativas, que estão divididos em quatro destaques nas IG Stories ('Desafíos de escritura', 'Juega con BIC', 'Activities with kids e Pasatiempos'), para que os seguidores possam fazer estas atividades em qualquer altura.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório