Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

"O glúten é mau?" Padaria diz-lhe tudo o que precisa de saber sobre o pão

A Quinoa Padaria Biológica produz e comercializa pão biológico há já mais de 10 anos.

"O glúten é mau?" Padaria diz-lhe tudo o que precisa de saber sobre o pão
Notícias ao Minuto

19:30 - 10/03/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimentos

Filipa e Alexandra Galrão Jorge são responsáveis pela Quinoa, uma marca que produz e comercializa pão biológico há já mais de 10 anos. Filipa e Alexandra defendem que, cada pessoa, deve saber o que está a comer e ter a possibilidade de fazer a sua escolha. 

Num comunicado enviado ao Lifestyle ao Minuto, partilham os seus conhecimentos sobre a massa mãe, fermentação natural e glúten

- O que é a massa mãe?

A massa mãe, também conhecida por isco, é na verdade o que era antigamente usado para fermentar o pão que se fazia. Massa mãe é o produto que resulta da junção de farinha e água que, deixado ao ar, fermenta. São os micro-organismos presentes no ar (leveduras e bactérias) que transformam a água e a farinha numa levedura que, por não ser quimicamente controlada, se chama de natural ou selvagem. O processo é bastante simples mas, tem um impacto enorme na qualidade do produto final em que é utilizado, no nosso caso, no pão.

- O que é a fermentação natural?

A fermentação natural é a fermentação em que é usada a massa mãe, ou a levedura selvagem (é a mesma coisa, com nomes diferentes). A ausência total de fermento ou levedura comercial.

- O que é o glúten?

O glutén é uma proteína presente naturalmente em muitos cereais, como o trigo, o centeio e a cevada. O glúten confere elasticidade e viscosidade às massas. No caso típico do pão, ao amassar a massa, o padeiro cria as redes de glúten, sendo que estas dão a consistência desejada.

- O glúten é mau?

Contrariamente ao que se tem vindo a dizer, o glúten não é esse demónio. O glúten é de facto um problema para quem tem algum nível de alergia ou intolerância, caso máximo, os celíacos. Na verdade, o que é prejudicial para a saúde é a má qualidade das matérias primas que são usadas na maior parte da indústria, bem como os aditivos químicos, esses sim altamente tóxicos para o organismo. Um bom pão de fermentação natural, ainda que tenha glúten, pode e deve ser consumido.

- Qual é o principal ingrediente para um bom pão?

Sempre defendemos que o ingrediente principal para fazer um bom pão era o tempo e amor. Agora acrescentamos a massa mãe! Ao usar massa mãe na produção do nosso pão estamos a acrescentar inúmeras vantagens para quem o consome, nomeadamente ao nível da digestão, da composição nutricional, da durabilidade, da textura e do sabor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório