Os gatos adoram lamber os donos e por vezes até estranhos, conforme explica um artigo publicado no site Pet Saúde. A maioria dos indivíduos provavelmente crê que se trata apenas de uma demonstração de afeto e carinho, mas a verdade é que nem sempre é assim! Saiba mais.
1. Ansiedade e stress
Caso o bichano o lamba exageradamente, procure passar mais tempo com o seu animal, pois esse comportamento pode, segundo o Pet Saúde, demonstrar sinais de ansiedade, de stress e de carência. Os felinos também lambem para chamar a atenção quando estão insatisfeitos com algo.
2. Marcar território
Já reparou que os gatos lambem as crias assim que nascem? Isso acontece porque estão a marcar território e a mostrar que os bebés lhes pertencem. Com os donos, sucede o mesmo. Os bichos tendem a lambê-los para se sentirem mais próximos dos donos – e ‘por outras palavras dizerem ‘este humano é meu!’.
3. E sim mostrar o carinho e afeto que sentem por si!
Os gatos lambem os donos, geralmente, para demonstrar o carinho e o afeto que têm por eles. Segundo o Pet Saúde, eles associam os humanos como parte da família e desejam mostrar-lhes isso mesmo através de umas boas lambidelas!