Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Porque é que há mais homens do que mulheres com o novo coronavírus?

Foi no início do mês de fevereiro que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CCDC) realizou o primeiro estudo tendo como base os dados de pacientes infetados com Covid-19.

Porque é que há mais homens do que mulheres com o novo coronavírus?
Notícias ao Minuto

08:36 - 02/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

Conforme avança a BBC, a amostra do estudo realizada pelas autoridades de saúde chinesas era composta por 138 pessoas que haviam sido hospitalizadas com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A idade média era de 56 anos, e 54,3% dos quais eram homens.

Passado algumas semanas foi realizado um estudo mais vasto e tendo como análise os relatórios médicos de 72.314, os resultados mostraram ser semelhantes.

Os investigadores apuraram que dos casos confirmados, 51% eram homens — mas o que chamou a atenção dos especialistas é que a taxa de mortalidade também era maior para o sexo masculino: 2,8% para os homens, e 1,7% para as mulheres.

Segundo os médicos a infeção pelo novo coronavírus "tem uma maior probabilidade de afetar homens mais velhos com algum tipo de doença prévia".

Mais de 82 mil casos da doença foram registados ao redor do mundo, e 2,8 mil pessoas morreram, sendo a maior parte na China.

Será hormonal?

Sabra Klein, do departamento de microbiologia molecular e imunologia da Escola de Saúde Pública da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, o hormona sexual feminina denominada por estrogénio pode talvez explicar as respostas diferentes à patologia entre ambos os géneros.

"O estrogénio pode estimular aspetos da imunidade que são importantes para eliminar uma infeção viral e responder bem às vacinas", disse a cientista em declarações à BBC News Mundo.

Klein pondera que o estrogénio seja um fator que contribui para a maior imunidade do sexo feminino contra o Covid-19. Contudo, devido à nova variedade de coronavírus ainda ser recente serão necessárias mais pesquisas que abordem o tema e confirmem ou não esta inferência.

"Vários estudos realizados com camundongos infetados pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (Sars) mostraram que o estrogénio contribuiu sem dúvida para a maneira como as fêmeas controlavam melhor a infeção do que os machos”. O que também ocorre no combate ao vírus da gripe comum.

Num outro estudo que analisou a mucosa do nariz de homens e mulheres, os cientistas detetaram que o estrogénio diminui bastante a quantidade de vírus da gripe que se replica nas células infetadas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório