Porque dormimos mal quando não estamos na nossa cama? A ciência explica

Passou a noite num hotel de cinco estrelas deitado numa cama superconfortável e mesmo assim teve dificuldades em dormir? Não, não é do colchão.

Notícia

© Shutterstock

Liliana Lopes Monteiro
26/02/2020 08:00 ‧ 26/02/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Psicologia

Estranhar a cama é algo recorrente entre pessoas que dormem fora de casa. Mas agora existe uma razão científica para o fato. E não tem a ver com o colchão.

Quando uma pessoa dorme numa cama que não é a sua, metade do cérebro permanece em estado de alerta durante a noite, fazendo com que a pessoa não durma tão bem ou de forma tão confortável como se estivesse em casa.

De acordo com a Fox News, a descoberta adveio de um estudo realizado por investigadores da Universidade de Brown, que analisou 35 jovens saudáveis e concluiu que o lado esquerdo do cérebro manteve-se mais ativo do que o lado direito durante a primeira noite fora de casa, sendo a diferença entre ambas as partes mais notória durante a fase de sono profundo.

Segundo a autora do estudo Yuka Sasaki, parte do cérebro mantém-se em estado de alerta para que seja possível acordar mais rápido de for necessário. Contudo, a normalidade retorna com o passar dos dias no novo local.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas