Comer carne duas vezes por semana "aumenta risco de doença mortal"

Ingerir frango duas vezes por semana eleva o risco de incidência de doenças cardíacas, revela um novo e vasto estudo. Mas, as más notícias não ficam por aqui.

Notícia

© Shutterstock

Liliana Lopes Monteiro
04/02/2020 08:45 ‧ 04/02/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Alimentação

Comer duas porções de carne processada – como por exemplo hambúrgueres, fiambre ou salsichas – semanalmente, significa que há uma maior probabilidade de sofrer uma morte prematura.

Cientistas das universidades de Northwestern e de Cornell, nos Estados Unidos, analisaram as dietas de aproximadamente 30 mil adultos. E apuraram que os fãs de carne processada apresentavam um maior risco de padecer de problemas cardíacos nas duas décadas seguintes.

O valor registou um ligeiro decréscimo entre aqueles que optavam por ingerir aves ou carne vermelha duas vezes por semana. Porém, segundo os cientistas, o risco de aparecimento de doenças coronárias é de 4% ao consumir frango duas vezes por semana. 

Risco de morte prematura

Ainda assim, os amantes de carne vermelha apresentaram um risco 3% maior de mortalidade precoce. Em contrapartida, os cientistas não registaram qualquer risco acrescido entre os indivíduos que optavam quase sempre por comer peixe.

O estudo sugere assim que substituir o consumo de carne por salmão, bacalhau, atum e outros peixes pode ajudar a proteger a saúde cardiovascular e das artérias, contrariando a ocorrência de ataques cardíacos e de derrames cerebrais.

A investigadora Norrina Allen, professora assistente de medicina preventiva na Feinberg School of Medicine, na Universidade de Northwestern, disse: “trata-se à partida de uma diferença pequena, porém a verdade é que o consumo de qualquer tipo de carne, desde frango a vermelha aumenta o risco de doença cardíaca mortal”.

Acrescentando: “e existem atualmente provas científicas de que o consumo de carne vermelha está associado a uma maior probabilidade de desenvolvimento de vários tipos de cancro”.

O novo estudo foi publicado no periódico JAMA Internal Medicine.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas