Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Comer carne duas vezes por semana "aumenta risco de doença mortal"

Ingerir frango duas vezes por semana eleva o risco de incidência de doenças cardíacas, revela um novo e vasto estudo. Mas, as más notícias não ficam por aqui.

Comer carne duas vezes por semana "aumenta risco de doença mortal"

Comer duas porções de carne processada – como por exemplo hambúrgueres, fiambre ou salsichas – semanalmente, significa que há uma maior probabilidade de sofrer uma morte prematura.

Cientistas das universidades de Northwestern e de Cornell, nos Estados Unidos, analisaram as dietas de aproximadamente 30 mil adultos. E apuraram que os fãs de carne processada apresentavam um maior risco de padecer de problemas cardíacos nas duas décadas seguintes.

O valor registou um ligeiro decréscimo entre aqueles que optavam por ingerir aves ou carne vermelha duas vezes por semana. Porém, segundo os cientistas, o risco de aparecimento de doenças coronárias é de 4% ao consumir frango duas vezes por semana. 

Risco de morte prematura

Ainda assim, os amantes de carne vermelha apresentaram um risco 3% maior de mortalidade precoce. Em contrapartida, os cientistas não registaram qualquer risco acrescido entre os indivíduos que optavam quase sempre por comer peixe.

O estudo sugere assim que substituir o consumo de carne por salmão, bacalhau, atum e outros peixes pode ajudar a proteger a saúde cardiovascular e das artérias, contrariando a ocorrência de ataques cardíacos e de derrames cerebrais.

A investigadora Norrina Allen, professora assistente de medicina preventiva na Feinberg School of Medicine, na Universidade de Northwestern, disse: “trata-se à partida de uma diferença pequena, porém a verdade é que o consumo de qualquer tipo de carne, desde frango a vermelha aumenta o risco de doença cardíaca mortal”.

Acrescentando: “e existem atualmente provas científicas de que o consumo de carne vermelha está associado a uma maior probabilidade de desenvolvimento de vários tipos de cancro”.

O novo estudo foi publicado no periódico JAMA Internal Medicine.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório