Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Crianças vão 'de carro' até ao bloco operatório para reduzir ansiedade

Segudo um estudo, a experiência reduz a ansiedade nas crianças de forma semelhante à toma de medicamentos calmantes.

Crianças vão 'de carro' até ao bloco operatório para reduzir ansiedade
Notícias ao Minuto

19:30 - 30/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde Infantil

Um estudo, publicado no British Journal of Anaesthesia, revelou que o facto de as crianças conduzirem um carro de brincar desde o seu quarto até ao bloco operatório, em vez de serem transportadas na habitual maca, reduz a ansiedade das crianças em idade pré-escolar submetidas a uma cirurgia, comparável ao efeito da toma de midazolam (medicamento com efeito calmante). No mesmo estudo, verificou-se que 60% das crianças submetidas a anestesia e cirurgia revelaram ansiedade significativa, um problema que está associado a consequências traumáticas a curto e longo prazo.

Com isto em mente, a partir de agora, as crianças submetidas a uma cirurgia na Lusíadas Saúde vão contar com um transporte especial até ao bloco operatório. Com o apoio da BMcar, serão entregues em todas as unidades hospitalares minicarros (incluindo versões elétricas) que prometem reduzir a ansiedade das crianças no momento que antecede a operação.

“A cirurgia e todos os passos que a antecedem são momentos de grande ansiedade, tanto para a própria criança como para os seus pais. Cientes da importância de um cuidado humanizado e cada vez mais personalizado, procuramos diariamente encontrar soluções capazes de melhorar a experiência dos nossos clientes. Este momento que agora proporcionamos às crianças tem um efeito benéfico comprovado na redução da ansiedade no pré-operatório e vai ao encontro da nossa Missão, que assenta em valores que vão muito para além dos cuidados médicos isoladamente. O facto de estarmos com este gesto a pormo-nos na pele destas crianças e dos seus familiares diz muito sobre a forma como a Lusíadas atua na área da saúde, com humanização e compaixão”, explica Eduarda Reis, Neonatologista e Presidente do Conselho Médico da Lusíadas Saúde.

A viagem no minicarro estará disponível no Hospital Lusíadas Porto, no Hospital Lusíadas Lisboa, no Hospital de Cascais, na Clínica de Stº. António, no Hospital Lusíadas Albufeira, e no futuro Hospital Lusíadas Braga.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório