Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Amendoeiras em flor motivam festival em Castro Marim

Alta Mora, em Castro Marim, propõe um festival com passeios entre amendoeiras em flor e uma viagem pelas tradições gastronómicas e artesanais algarvias, no primeiro fim-de-semana de fevereiro.

Amendoeiras em flor motivam festival em Castro Marim
Notícias ao Minuto

19:08 - 28/01/20 por Lusa

Lifestyle Castro Marim

O Festival das Amendoeiras em Flor, em Alta Mora, concelho de Castro Marim, distrito de Faro, pretende afirmar-se logo na sua primeira edição, como um evento onde a "natureza se conjuga com cultura e gastronomia, dando a conhecer um Algarve natural", afirmou à Lusa Válter Matias, Presidente da Associação Recreativa Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA).

Os passeios pedestres da associação já se tornaram uma tradição por entre os vales, as ribeiras e os ancestrais amendoais da serra algarvia - sob o mote da lenda das amendoeiras em flor -- conseguindo registar um aumento constante de participantes - "passando dos 40, no início, aos mil em 2019, obrigando a dividir as caminhadas "por dois fim de semana", revelou, Válter Matias.

Decidiram criar em 2020, o festival das amendoeiras em flor, dando aos visitantes a oportunidade, não só de conhecer a natureza, mas também de "visitar o mercado de produtos locais" e assistir a recriações de artes e ofícios artesanais, que permitem "reconhecer e reavivar memórias", deixando o recinto da escola primaria e "passando a envolver toda a aldeia".

Entre as propostas para os dois primeiros dias de fevereiro estão a animação de rua, o teatro, a música tradicional portuguesa (fado e folclore), os jogos tradicionais, os ateliers de pão, de queijo de cabra, bem como a gastronomia tradicional, assente em produtos tradicionais da dieta mediterrânica.

Criado com base nas caminhadas, este ano a oferta conta com passeios de 5, 8, 12 e 25 quilómetros, com o centro em Alta Mora e passagem por algumas localidades vizinhas, onde as paisagens das amendoeiras em flor são sempre "um chamariz muito grande" e o que mais tem agradados aos participantes, relevou o organizador.

A iniciativa pretende também incrementar o crescimento de mais plantações de amendoeiras, numa estratégia que procura rentabilizar as várias vertentes do produto, que pode passar pelas artes, desporto de natureza ou gastronomia.

Este evento está inserido no 365 Algarve, que tem como objetivo combater a sazonalidade na região, e mostrar que a oferta cultura também pode um elemento de atração para quem visita a região fora da época alta entre outubro e maio.

A comissária da programação, Anabela Afonso, afirmou à Lusa que este festival é uma das atividades que se enquadrou na temática que procuraram trazer para 4ª edição do evento: "ligar as atividades culturais com as atividades ao ar livre".

Um projeto que se desenvolve no interior do Algarve "numa das zonas mais despovoadas" - indo ao encontro de um dos objetivos do 365 Algarve - demonstrar que a cultura pode servir para tornar estes territórios mais atrativos e ajudar a fixar pessoas.

O Festival das Amendoeiras em Flor é gratuito, no entanto os passeios pedestres têm o valor de 14 euros e têm inscrições limitadas, garantindo pequeno-almoço, almoço, seguro, abastecimentos e brinde. As crianças dos 6 aos 12 anos pagam apenas 8 euros.

Leia Também: Semanas Gastronómicas regressam a Grândola em 2020 (e estão para breve)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório