Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Cancro colorretal mata 11 portugueses por dia. Está a par dos sintomas?

O cancro do cólon e/ou do reto é um dos tipos de cancro mais comum nos homens (tal como o cancro da pele, próstata e pulmão) e nas mulheres (tal como o cancro da pele, pulmão e mama).

Cancro colorretal mata 11 portugueses por dia. Está a par dos sintomas?
Notícias ao Minuto

11:00 - 10/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Tumores malignos

De acordo com informações disponibilizadas pele rede de hospitais CUF, o cancro que tem início no cólon, chama-se cancro do cólon e o cancro que tem início no reto, chama-se cancro rectal. O cancro que afecte qualquer um destes órgãos pode, também, ser chamado de cancro colorretal. A diferença entre cólon e reto está na localização anatómica e na necessidade de tratamento diferente; no entanto a biologia tumoral é a mesma.

Já segundo o estudo europeu Public attitudes towards colonoscopy, os vários mitos e o desconhecimento dos benefícios da colonoscopia podem reduzir a probabilidade deste exame ser realizado por milhares de pessoas.

As conclusões levam a Associação Europacolon Portugal a querer mais uma vez desmistificar a realização de colonoscopias e sensibilizar a população para a importância da realização deste exame como forma de prevenir e diagnosticar atempadamente o cancro colorretal.

O cancro do cólon e do reto é um tumor maligno e causa 11 mortes por dia em Portugal.

O estudo, que resultou de um inquérito realizado a dois grupos distintos (quem nunca fez o exame e quem o fez nos últimos cinco anos), pretendeu avaliar a atitude das pessoas em relação à realização da colonoscopia, o conhecimento sobre o procedimento e a informação sobre o exame. 

A maior parte dos inquiridos (94%) considerou o procedimento melhor ou igual ao expectável e apenas 6% o considerou pior. Verificou-se que o exame em si é a pior parte do processo para aqueles que nunca fizeram o exame (38%), enquanto que os que foram submetidos a uma colonoscopia salientaram a preparação intestinal como a pior fase (47%).

A colonoscopia está fortemente associada ao diagnóstico de uma doença intestinal ou cancro e, por isso, acaba por ser menos vista como um procedimento preventivo ou terapêutico, causando maior resistência por parte da população. Segundo o estudo, a maioria das pessoas prefere consultar um médico para obter informações sobre o que é a colonoscopia (80%), do que pesquisar informação na Internet.

Sintomas

Deverá estar atento e consultar o seu médico se tiver os seguintes sintomas:

- Diarreia ou prisão de ventre;

- Sensação de que o intestino não ficou totalmente vazio depois de evacuar;

- Sangue nas fezes;

- Fezes de consistência diferente;

- Dor ou desconforto por cólicas, sensação de estar inchado ou com gases;

- Súbita perda de peso sem razão aparente;

- Enorme cansaço sem causa aparente;

- Náusea ou vómitos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório