Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Como fazer um detox (sem recorrer a sumos verdes ou dietas 'loucas')

Basta adotar algumas medidas simples - e extremamente eficazes.

Como fazer um detox (sem recorrer a sumos verdes ou dietas 'loucas')
Notícias ao Minuto

12:00 - 09/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Detox

Detox: período de tempo em que se abstém de substâncias pouco saudáveis e tóxicas para o corpo humano. Este processo (por vezes agressivo) de desintoxicação é uma tendência bastante atual na área da alimentação, seja para mudar de hábitos alimentares, para emagrecer rapidamente ou para ‘limpar’ o organismo de excessos cometidos numa festa ou período de tempo, por exemplo.

Apesar de muitos o defenderem, diversos especialistas consideram que esta não é de todo a melhor forma de cuidar do organismo. Por isso, e como método alternativo menos agressivo, a Times Health aponta algumas formas simples que garantem o bom funcionamento do sistema de filtração natural:

1. Comece o dia com água e limão

Provavelmente já ouviu falar dos benefícios associados a um copo de água morna com umas gotas de limão, que deve ser tomada em jejum assim que se acorda. Desta forma, está a garantir a hidratação necessária ao corpo, ao mesmo tempo que consome cálcio, potássio e magnésio. Adicionalmente, o sumo de limão garante a produção de enzimas por parte do fígado, o que facilita a digestão.

2. Alongue e medite

Estimular a digestão através do yoga, por exemplo, é uma forma de evitar o desconforto digestivo que muitas vezes advém do stress. Por isso, a meditação é também uma boa prática para este propósito.

3. Coma brócolos com frequência

Alimentos ricos em enxofre ajudam a evitar inflamação crónica que associada a problemas cardíacos, diabetes e cancro. Não só os brócolos, mas também couve de bruxelas, cebola e alho são ricos em antioxidantes que protegem o corpo contra inflamações.

4. Esfregue o corpo

Com o corpo seco e uma escova própria, de pelo suave, massage o corpo antes do banho. Esse processo ajuda o corpo a eliminar células mortas e desobstruir os poros, algo essencial para a renovação celular.

5. Aposte no chá

Infusões melhoram a função do fígado e ajudam a limpar o organismo de toxinas. A longo prazo, vários estudos apontam a prevenção de graves problemas como o cancro. Os únicos chás que devem ser evitados, segundo a Times, são aqueles que se vendem como 'chás detox', que prometem diminuir o apetite, já que os seus componentes podem provocar dores de cabeça e agitação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório