Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Os cães lembram-se de tudo o que fazemos (mesmo tudo). Cuidado

Estudo mostra que a memória dos cães é mais afiada do que se imaginava. Muito cuidado.

Os cães lembram-se de tudo o que fazemos (mesmo tudo). Cuidado
Notícias ao Minuto

08:00 - 06/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Memória dos cães

Afinal, os cães são ainda mais inteligentes do que se pensava. Um estudo publicado no periódico científico Current Biology revela que os cães conseguem recordar-se das ações dos humanos, mesmo se não houver uma recompensa envolvida.

Todavia, a relação dos animais com a memória é diferente da dos humanos. Os cães, por exemplos, podem ser treinados para memorizar ordens e até nomes de objetos, além de se lembrarem naturalmente de pessoas e lugares. Até então, alguns cientistas suspeitavam que a memória do melhor amigo do homem fosse episódica, ou seja, conseguiriam ter uma noção relativa de tempo a ponto de recordarem de detalhes sobre um evento. 

A cientista Claudia Fugazza, do grupo de pesquisas MTA-ELTE Comparative Ethology, resolveu testar essa hipótese. Juntamente com cientistas da Universidade Eotvos Lorand, na Hungria, realizou experiências recorrendo uma técnica a que chamou 'faça como eu faço', na qual o cão vê uma pessoa a realizar uma ação e, de seguida, faz o mesmo.

Durante as experiências, os treinadores faziam ações simples, como tocar num guarda-chuva ou dar um pulo, por exemplo, e diziam 'faça!' para os animais, que repetiam o que tinham visto os humanos a executar. O método é a melhor forma de tentar entender exatamente do que e como os cães se lembram de acontecimentos. 

Esse exercício por si só não era o suficiente para provar que os cachorros têm memória episódica, já que era importante provar que conseguiriam lembrar-se de eventos mesmo quando não fosse esperado. Por isso, após treinarem 17 cães de raças diferentes com o método 'faça como eu faço', realizaram uma segunda fase de 'brincadeiras', na qual os bichos tinham que permanecer deitados após verem os humanos a realizar várias ações

Assim que os cães se acostumaram ao segundo exercício, os treinadores surpreenderam-nos retomando a técnica original  — e surpreendentemente os animais lembraram-se do que tinham que fazer, mesmo não tendo um motivo para isso. Ainda que ao longo do tempo, a memória do treino foi ficando cada vez mais fraca. 

Os cientistas acreditam que outros animais também possam ter memórias episódicas. "Da perspectiva da evolução, isso implica que a memória episódica não é exclusiva dos cães e não evoluiu só nos primatas, mas em outros membros do reino animal", disse Fugazza aquando da divulgação do estudo. A investigadora pretende agora continuar a estudar o mesmo tipo de memória noutros animais. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório