Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Viajar de avião: Os efeitos no corpo e no cérebro

Segundo a BBC, andar de avião pode tornar-nos mais emotivos e com menos menos capacidades cognitivas, assim como alterar o nosso sistema imunológico.

Viajar de avião: Os efeitos no corpo e no cérebro
Notícias ao Minuto

10:00 - 12/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Viagens

Sabia que pelo menos 15% dos homens e 6% das mulheres dizem ficar mais emotivos quando assistem a um filme durante o voo? Os números são de um levantamento feito no aeroporto de Gatwick, em Londres e, de acordo com a BBC, viajar de avião tem ainda outras consequências para o nosso corpo e, principalmente, para o nosso cérebro. 

Acontece que o humor os sentidos são afetados pela altitude. De facto, com a redução da pressão do ar, também a quantidade de oxigénio no sangue pode diminuir, entre 6% a 25%. A falta de oxigénio pode ter certos efeitos, como a alteração da clareza de pensamento, da memória, da capacidade de fazer cálculos e até de tomar decisões.  As altitudes também podem tornar as pessoas mais felizes e emotivas. De acordo com Stephen Groening, professor de cinema e media da Universidade de Washington, ver um filme ou uma série num voo aborrecido pode significar uma sensação de alívio que, combinada com um sensação de aconchego e privacidade, pode tornar o passageiro mais vulnerável. 

Apesar de felizes, as altitudes também tornam os passageiros mais fracos imunologicamente. Segundo a BBC, estar exposto às condições de um voo comercial até 30 minutos transforma o equilíbrio de moléculas associadas ao sistema imunológico no sangue. 

A exposição a altitudes acima de três mil metros também pode aumentar a fadiga dos passageiros. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório