Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

É fã de ovo cozido? O tempo exato de cozedura e mais 5 dicas

Pensa que sabe cozer ovos? Talvez não.

É fã de ovo cozido? O tempo exato de cozedura e mais 5 dicas
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ovos perfeitos

Sim, para a maioria dos indivíduos cozer ovos é uma tarefa fácil. Todavia, a verdade é que, por vezes, conseguir o ponto perfeito parece quase uma missão impossível. Ou porque ficam mal cozidos ou porque cozem demais e ficam com uma consistência pastosa ou ainda porque descascá-los é uma verdadeira dor de cabeça e a clara fica agarrada à casca (aliás, há algo pior?)… ou seja, por vezes aquilo que parece simples transforma-se num verdadeiro desafio. 

Sendo que os ovos cozidos são altamente apreciados, saudáveis e ricos em nutrientes, a publicação Vida Ativa divulgou alguns truques para atingir a perfeição na cozinha.

Primeiro, tenha sempre em conta que cozer ovos, ainda que seja simples, é uma tarefa que requer precisão sobretudo no tempo de cozedura. 

Saber os tempos exatos para o ponto de cozedura pretendido vai garantir o ovo vai ter a consistência que pretende e tanto gosta, mais precisamente a consistência da gema. 

Eis os tempos a ter em atenção:

4 minutos: se pretende a gema ligeiramente líquida, cremosa e macia.

6 minutos: se gosta da gema mole e macia.

10 minutos: para que a gema fique firme e macia.

15 minutos: se gosta do ovo bem cozido.

Modo de confeção:

- Coloque os ovos (já lavados) numa panela ou num tacho com água suficiente para cobrir os ovos. Adicione um pouco de sal, para que os ovos flutuem enquanto cozem. O que vai fazer com que seja mais fácil descascá-los.

- Leve a panela ao lume sem tapar.

- Quando começar a ferver, coloque a tampa e desligue o lume, deixando a repousar durante 4 a 15 minutos (o tempo necessário para obter a consistência da gema pretendida).

- Ao fim do tempo pretendido, coloque os ovos numa taça com água fria e gelo durante dois minutos. De seguida, passe por água a correr e seque os ovos.

- Agora só falta descascar. Parta um pouco da casca em dois lados e depois role o ovo gentilmente para quebrar a casca. Por fim, remova a casca. Bom apetite!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório