Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Parkinson: Medicamento para a próstata pode ser aliado

A terazosina, substância utilizada para o tratamento da próstata, pode ajudar a retardar a progressão da doença de Parkinson, diz estudo.

Parkinson: Medicamento para a próstata pode ser aliado
Notícias ao Minuto

19:11 - 02/10/19 por Teresa David

Lifestyle Saúde

Um estudo desenvolvido por uma equipa de cientistas da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos da América, e do Instituto de Desordens Cerebrais de Pequim, na China, concluiu que um medicamento utilizado para o tratamento da próstata pode também ajudar a desacelerar a progressão da doença de Parkinson, que se estima que afete cerca de 20 mil portugueses.

A descoberta, publicada no Journal of Clinical Investigation, dá conta de que a terazosina - substância conhecida por aliviar a hiperplasia prostática benigna (HBP), relaxando os músculos da bexiga e da próstata - é capaz de retardar ou até mesmo travar a destruição das células cerebrais danificadas pela doença de Parkinson, ao ativar uma enzima chamada PGK1.

"Actualmente, não existem tratamentos que alterem a progressão desta doença neurodegenerativa. Portanto, esta é uma área de investigação muito estimulante", afirmou Michael Welsh, responsável pela investigação, à BBC.

Após os resultados positivos nos testes a animais roedores, os investigadores avaliaram os efeitos desta substância em seres humanos, fazendo uma comparação entre os pacientes de Parkinson que tomam terazosina (ou medicamentos semelhantes que activem a enzima PGK1) e aqueles que seguem um tratamento  onde a enzima PGK1 não é ativada. Desta análise, os cientistas concluíram que os pacientes que tomaram o medicamento que ativa a enzima PGK1 tiveram melhores resultados e um retardamento da progressão de Parkinson.

É importante ter em conta que estas são descobertas primárias e que os investigadores preveem novos estudos em ensaios clínicos, para assegurar a eficácia contra o Parkinson.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório