Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Olá pais! Psicóloga dá 5 dicas para que voltar às aulas não seja um drama

Psicóloga Vera de Melo deixa cinco dicas para um início de ano letivo tranquilo.

Olá pais! Psicóloga dá 5 dicas para que voltar às aulas não seja um drama
Notícias ao Minuto

08:00 - 16/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Regresso à escola

O início do ano letivo é, para muitos pais, sinal de birras ao deitar, ao acordar e até ao entrar nas aulas. A adaptação à nova rotina, aos horários, aos novos colegas e professores nem sempre é fácil para as crianças, que acabam por ficar nervosas, ansiosas, chorosas e muito aborrecidas, para desespero dos pais (também eles numa fase de adaptação).

Para um ingresso ou regresso à escola com total tranquilidade, a psicóloga clínica Vera de Melo deixa algumas dicas:

1. Dar o exemplo e transmitir tranquilidade

Quando os pais estão calmos e serenos é mais fácil que as crianças se sintam da mesma forma. É importante relaxar e transmitir confiança aos mais novos neste período. Deve-se conversar de forma informal sobre coisas engraçadas que eles tenham já aprendido, reforçando que no próximo ano aprenderão ainda mais.

2. Envolver as crianças no processo

Se ainda precisar comprar algum material escolar, deixe que as crianças participem na listagem e faça uma ida às compras em família. Estabeleça um valor máximo que não deverá ser ultrapassado e explique que existe este limite, mas dando-lhes a oportunidade de escolherem os seus materiais.

3. Empatia

Todas as mudanças são geradoras de ansiedade, mesmo que vá para a mesma escola. Converse com a criança, ouça os seus medos e receios, analise-os e não os considere “parvos ou sem razão de ser”, para que seja possível encontrar soluções.

4. Organização espacial

Para as crianças mais velhas, a existência de um sítio específico em casa para o estudo é também um ponto a não esquecer. Este local deve ser calmo e livre de ruídos e estímulos externos, sem televisão e internet. No caso das crianças mais novas, o princípio é o mesmo, mas o local de estudo poderá ser a mesa da cozinha ou da sala, para permitir um acompanhamento mais próximo dos pais.

5. Diversão

O regresso às aulas é um grande momento, mas que se vai repetir todos os anos, por isso, nada de correrias, stress ou ansiedade. O regresso deve ser vivido de forma divertida pelos pais e crianças. Envolver a criança, atribuindo responsabilidades e privilégios é o mais importante.É certo que esta fase terá altos e baixos para as famílias – é quase inevitável –, mas com alguma atenção, paciência e compreensão tudo fica mais calmo na hora de voltar a meter a mochila às costas. É importante que seja mais um momento vivido em família, envolvendo todos, para que as crianças se sintam apoiadas e protegidas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório