Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

O leitor perguntou: Por que é tão difícil ser saudável à segunda-feira?

O fim-de-semana é propenso a excessos - saídas com os amigos, almoços ou jantares com a família ou vontade simplesmente de relaxar e não se preocupar com restrições alimentares. E normalmente dizemos 'na segunda-feira volto à dieta!'. Porém, todos sabemos que na maioria das vezes rapidamente esses planos carregados de boas intenções caem por terra...

O leitor perguntou: Por que é tão difícil ser saudável à segunda-feira?

Uma pesquisa publicada no periódico científico European Journal of Clinical Nutrition revelou que as pessoas consomem carne na maioria das refeições de sábado e domingo, hidratos de carbono e álcool às sextas e aos sábados, e mais calorias às sextas e fins-de-semana.

E, de acordo com dados de 165 milhões de usuários da aplicação MyFitnessPal, as pessoas consomem mais fruta e vegetais às segundas-feiras, reduzindo gradualmente o consumo desses tipos de alimentos no resto da semana. Então, por mais que pareça que estamos a comer melhor às segundas, o problema acontece durante a semana.

A mentalidade do tudo ou nada

Ir de pizza ou cozido à portuguesa no domingo para saladas e sopas na segunda-feira é um grande salto. Isso, é claro, não ajuda em nada na meta de perder peso. “Normalmente o princípio de voltar aos trilhos na segunda-feira é perigoso”, diz a nutricionista Jaime Mass. “Tal indica que há uma mentalidade tudo ou nada, que pode levar a hábitos alimentares nada saudáveis no geral”. E, como já deve ter imaginado, trata-se de um atalho para a autodestruição – física e mentalmente.

O sentimento de culpa

Quando extrapola no consumo de alimentos nada saudáveis e bebe aos sábados e domingos (afinal, quem nunca?), condiciona-se a acordar na segunda de manhã sentindo-se preguiçoso, sem energia, inchado e provavelmente um pouco (ou muito) culpado.

Em resumo, a segunda-feira torna-se numa punição para um final de semana divertido, segundo Mass. “Começa a associá-lo a alimentos saborosos e os dias de semana a restrições”, afirma. E isso faz com que seja mais difícil desfrutar de alimentos saudáveis na segunda.

A ressaca

Calorias à parte, a loucura do fim de semana pode destruir o seu sono. Uma pesquisa da University of Melbourne mostrou que mesmo que durma mais facilmente sob o efeito do álcool, na verdade não descansa muito.

Uma vez que a maioria dos jovens adultos consome dois terços do álcool da semana ao sábado e domingo, de acordo com um estudo Experimental and Clinical Psychopharmacology, de 2016, supõe-se que estará com mais sono na segunda. É aí que entra a necessidade por alimentos repletos de hidratos de carbono e gordura pelo seu cérebro, de acordo com a pesquisa.

Além disso, um estudo publicado no Diabetologia descobriu que algumas noites de pouco sono reduzem a sensitividade à insulina pelo corpo e os níveis da hormona do crescimento, aumentando os riscos de armazenamento de gordura e reduzindo a massa muscular responsável por queimar calorias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório