Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 24º

Edição

Sente um formigueiro constante nas mãos? Os dez possíveis motivos

Algumas das causas mais comuns do formigueiro nas mãos são a pressão nos nervos, dificuldades na circulação sanguínea, inflamações, abuso de bebidas alcoólicas, doenças mais sérias, como diabetes, AVC, esclerose múltipla ou enfarte.

Sente um formigueiro constante nas mãos? Os dez possíveis motivos
Notícias ao Minuto

20:00 - 19/07/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Formigueiro nas mãos

As mãos e braços são partes do corpo que contêm um grande número de terminações nervosas, o que permite ter movimentos mais delicados e sentir objetos e alterações de temperatura, por exemplo. Dessa forma, qualquer pequena alteração que possa afetar esses nervos e provocar a sensação de formigueiro, e isso nem sempre se trata de algo grave ou motivo de preocupação.

Em qualquer caso, se o formigueiro for intenso, demorar muitos dias para desaparecer ou se surgir associado a outros sintomas como cansaço excessivo, dores no peito ou dificuldade para falar é importante que consulte de imediato um médico.

Pressão nos nervos

Os nervos que inervam os braços provem da medula, passando através da coluna, e chegam até as partes mais periféricas das mãos e dedos. Ao longo do trajeto, estes nervos podem ser pressionados, seja por tumores, infeções ou vasos sanguíneos dilatados, como pela radiculopatia da coluna, que é quando os nervos são comprometidos ainda na coluna vertebral, por uma hérnia de disco, osteoartrose da coluna ou estenose do canal vertebral.

Em muitas pessoas, a enxaqueca pode ser precedida por sintomas sensitivos, chamados de aura, que incluem formigueiro nas mãos, braços, pernas ou boca.

Alterações na circulação

O formigueiro nas mãos e nos pés pode ser causado por doenças circulatórias das artérias e veias, que geram ainda outros sintomas como dor e formação de úlceras. Além disso sentir esse formigueiro logo ao acordar também pode indicar má circulação.

Acidente Vascular Cerebral

Embora seja uma situação mais rara, um dos primeiros sintomas do AVC é a sensação de formigueiro nos braços ou mãos. Além disso, outros sintomas comuns deste problema incluem boca torta, falta de força num dos lados do corpo e dificuldade para falar.

Síndrome do túnel do carpo

Esta síndrome é a principal causa de formigueiro nas mãos e acontece quando o nervo mediano, que inerva a palma da mão fica comprimido na região do punho, causando essa sensação, dificuldade para segurar em objetos pequenos, e causando ainda o inchaço dos dedos.

Enfarte

Sentir um formigueiro ou dormência no braço esquerdo, ou mais raramente, no braço direito, pode ser um sintoma de enfarte, principalmente quando piora ao realizar esforços ou surge acompanhado de outros sintomas como dor no peito, falta de ar, mal estar ou suor frio.

Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que causa a degradação gradual das fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal. Dessa forma, alguns sintomas incluem perda de força, cansaço excessivo, falhas de memória e formigueiro em várias partes do corpo.

Défice de vitaminas

O défice de certas vitaminas, principalmente as vitaminas B12, B6, B1 ou E, pode provocar alterações nos nervos que por sua vez causam comichão em diversas partes do corpo e alterações na sensibilidade.

Hipotireoidismo

Quando o hipotireoidismo não é tratado corretamente pode causar lesões nos nervos que levam a informação entre o cérebro e o resto do corpo. Dessa forma, além de sintomas como perda de cabelo, ganho de peso ou sensação de frio constante, o hipotireoidismo também pode causar a sensação de formigueiro em várias partes do corpo, incluindo nas mãos e braços.

Diabetes descontrolada

Por vezes, a diabetes pode ser uma doença difícil de diagnosticar, especialmente se não provocar os sintomas clássicos como vontade frequente de urinar ou sede excessiva. Nos casos em que o tratamento não é iniciado, ou não é seguido da forma correta, os níveis de açúcar no sangue sobem perigosamente, o que pode resultar no tal formigueiro.

Leia Também: Está sempre com os pés frios, mesmo quando está calor? Seis causas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório