Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Eis quantas vezes por semana tem de caminhar para emagrecer e tonificar

Para perder peso, ter pernas mais definidas e um rabiosque tonificado deve caminhar três vezes por semana

Eis quantas vezes por semana tem de caminhar para emagrecer e tonificar
Notícias ao Minuto

13:00 - 18/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Caminhar

Só necessita de meia hora de caminhada por dia para começar a mudar o seu corpo, três vezes por semana - claro, se ao mesmo tempo controlar a alimentação. 

Quando se trata de praticar exercício físico, não há nada mais simples e económico do que caminhar. Sendo que este exercício é igualmente eficaz para quem pretende queimar calorias, ter um corpo mais firme, ganhar resistência, melhorar o humor e a disposição, combater o sterss e reforçar o sistema imunitário. Alguns estudos já mostraram que caminhar a um passo rápido pode trazer tantos benefícios quanto a corrida para prevenir a pressão alta, diabetes e doenças do coração.

Quer mais resultados?

Acrescente velocidade ou intercale a caminhada com exercícios localizados.

O personal trainer Alexandre Machado, idealizador da metodologia de treino de corrida Dpace. Ritmo confortável (RC), partilhou com a revista Abril algumas dicas que prometem maximizar o seu treino - sempre passo a passo. 

Combo derrete-gordura

Alexandre Machado explica cada um dos métodos que utiliza nos treinos

Fartlek: controla a variação de ritmo de acordo com sua condição física. “A tendência é que passe a treinar com maior intensidade a cada sessão”, diz. O método é simples e indicado para quem está a iniciar a prática.

Intervalado fixo: alterna trechos curtos em intensidades diferentes: depois de aumentar a velocidade, recupera o fôlego diminuindo o ritmo ou fazendo exercícios localizados (descanso dinâmico).

Intervalado progressivo: a diferença em relação ao intervalado fixo é que, após a recuperação, o novo trecho forte tem intensidade mais alta do que o anterior.

Contínuo fixo: a mesma intensidade é mantida o tempo todo. Em treinos superiores a 15 minutos, o método é ótimo para desenvolver a resistência.

Ritmo moderado (RM): a respiração fica mais acelerada e necessita de fazer pausas na conversa para retomar o fôlego.

Ritmo forte (RF): está bastante ofegante e não consegue conversar sem parar, apenas dizer frases curtas.

Ritmo muito forte (RMF): é a maior intensidade possível e já não consegue falar, pois toda a energia está concentrada no exercício.

Jogging (JOG): é uma corrida em baixa intensidade, que fica entre os ritmos moderado e forte da caminhada. A diferença é o padrão de movimento: os dois pés ficam fora do solo ao mesmo tempo. Trata-se de um ótimo método para quem pretende passar gradualmente da caminhada para a corrida. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório