Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Está sempre com os pés frios, mesmo quando está calor? Seis causas

No outono ou no inverno, é normal sentir aquele friozinho nos pés. A questão é: algumas pessoas têm sempre os pés frios, a qualquer momento, seja qual for a temperatura ou a estação – mas, o que se passa então?

Está sempre com os pés frios, mesmo quando está calor? Seis causas
Notícias ao Minuto

20:23 - 17/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Pés frios

Não dispensa usar meias mesmo quando estão 30ºC e dorme destapado?

Eis seis possíveis razões para ter os pés sempre ‘congelados’:

1. Doença de Raynaud

Esta condição faz com que o doente sinta os dedos das mãos e dos pés gelados e dormentes, especialmente durante o frio, mas também quando estão a passar por situações de stress. Isso ocorre devido ao estreitamento de artérias, o que acaba por prejudicar a circulação sanguínea de algumas partes do corpo. A patologia é mais comum em mulheres e em pessoas que vivem em regiões muito frias. Em alguns casos, o uso de medicamentos para a circulação sanguínea é recomendado.

2. Hipotiroidismo

Essa condição acontece quando a tiroide não produz hormonas suficientes para manter o funcionamento corporal. Os sintomas são fadiga, ganho de peso e problemas de memória, que podem também ser confundidos por sintomas provocados por stress e envelhecimento. Nesses casos, a pele pode ficar fria, seca e sentir comichão.

3. Anemia

A falta de glóbulos vermelhos no sangue compromete o fluxo de oxigénio no corpo. Entre os sintomas mais comuns da anemia, estão as sensações de fraqueza e cansaço, dores de cabeça, palidez na pele, tonturas e, inclusive, pés e mãos gelados. O tratamento varia conforme o nível da anemia, mas costuma geralmente ser à base de reposição de ferro, ácido fólico, vitamina C e vitamina B12.

4. Danos neuronais em diabéticos

Muitos diabéticos podem apresentar a neuropatia diabética periférica, cujos sintomas incluem dormência, sensação de formigueiro, dores e frio constante nos pés, nas pernas e nas mãos. As indicações para esses pacientes incluem a prática de exercício físico com frequência e, claro, acompanhamento médico.

5. Outros tipos de neuropatias

Além da diabetes, outros fatores podem provocar danos neuronais – entre eles estão lesões e outras condições médicas, como deficiências de vitaminas, doenças renais e do fígado, disfunções metabólicas e até mesmo contacto com algum tipo de substância tóxica.

6. Tabagismo

Fumar provoca problemas de circulação, o que está diretamente ligado ao frio sentido nas extremidades do corpo. Nos fumadores, os vasos sanguíneos tornam-se mais estreitos, o que facilita a formação de coágulos. Os problemas de circulação provocados pelo cigarro podem incluir mãos e pés gelados, doenças de pele, feridas, úlceras e gangrenas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório