Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Esquizofrenia: 13 factos a saber sobre a doença psiquiátrica debilitante

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica grave, crónica e incapacitante, muitas vezes incorretamente descrita como 'desdobramento de personalidade'. Trata-se de uma doença do cérebro que afeta de forma grave o modo de pensar da pessoa, a sua vida emocional e o seu comportamento em geral.

Esquizofrenia: 13 factos a saber sobre a doença psiquiátrica debilitante
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Esquizofrenia

A esquizofrenia atinge cerca de 1% da população e tende a manifestar-se no final da adolescência. Embora não faça distinção entre sexos, raças ou culturas, as populações mais afetadas são as rurais e os grupos sociais com baixo nível socioeconómico e cultural.

O aparecimento da doença é mais precoce em indivíduos do sexo masculino (entre os 16 e os 25 anos) e mais tardio em pessoas do sexo feminino (entre os 25 e os 30 anos). É uma doença que raramente ocorre depois dos 45 anos, segundo informações divulgadas pela rede de hospitais privados CUF.

Eis 13 factos pertinentes sobre a esquizofrenia

1 – Homens e mulheres de qualquer idade podem desenvolver a esquizofrenia. No entanto, é mais comum que pessoas do sexo masculino apresentem a condição entre os 16 e os 25 anos de idade, e as do feminino entre os 25 e 30 anos.

2 – No caso das mulheres, os especialistas acreditam que o surgimento mais tardio da esquizofrenia esteja relacionado com o aumento nos níveis de estrogénio e progesterona.

3 – Nem todos os pacientes padecem da esquizofrenia da mesma maneira — o que significa que cada indivíduo tem experiências completamente únicas com a condição.

4 – Contudo, apesar de ser comum que os esquizofrénicos sofram de alucinações, as auditivas são as mais frequentes.

5 – Não existe nenhum registro na literatura médica sobre uma pessoa que tenha nascido cega e desenvolvido esquizofrenia.

6 – Existe tratamento para a esquizofrenia, e cerca de 50% dos pacientes que seguem as terapias corretamente apresentam melhorias significativas ao longo dos anos.

7 – Ainda sobre o tratamento, levantamentos revelaram que 25% das pessoas diagnosticadas com a condição conseguem recuperar-se completamente da doença.

8 – Apesar de os esquizofrénicos serem retratados como indivíduos violentos em filmes e séries, na vida real, os pacientes apresentam um comportamento imprevisível, mas raramente agressivo.

9 – Muitas pessoas acreditam que os esquizofrénicos têm múltiplas personalidades — o que não é necessariamente verdade. Esse segundo problema geralmente é causado por uma condição diferente, chamado Transtorno Dissociativo de Identidade.

10 – Emigrar para outro país pode provocar um aumento perigoso dos níveis de dopamina no cérebro — o que faz com que estes indivíduos tenham um maior risco de desenvolver esquizofrenia.

11 – Os indivíduos que sofrem de esquizofrenia têm uma enorme dificuldade em manter relações pessoais e, por conta disso, problemas sérios em fazer amigos ou conseguir trabalho

12 – Os diagnosticados com a condição têm problemas para manter a atenção e lembrar-se das coisas — o que muitas vezes gera conflitos com os indivíduos do seu convívio pessoal.

13 – Devido às complicações relacionadas com a condição, é muito comum que os esquizofrénicos se tornem depressivos e apresentem comportamentos suicidas. Infelizmente, estima-se que 10% das pessoas diagnosticadas com a condição tiram a própria vida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório