Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Seis alimentos de ação curativa que combatem o cancro

A importância dos hábitos alimentares em doenças como o cancro tem-se tornado cada vez mais evidente em pesquisas recentes. Entre os fatores que podemos controlar, a nutrição adequada é uma das principais formas com que se pode reduzir o risco de determinados tipos de tumores.

Seis alimentos de ação curativa que combatem o cancro
Notícias ao Minuto

16:35 - 27/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alimentação contra cancro

Existem alimentos específicos que possuem nutrientes diretamente associados não só à prevenção do cancro, mas ao combate da doença mesmo depois do diagnóstico. De acordo com a revista norte-americana conheça quais são e escolha quais deve incluir na dieta com mais frequência.

Alho

O alho possui propriedades que ajudam o corpo a combater diversos tipos de doenças, com efeitos antibacterianos, antifúngicos e antiinflamatórios.

Além de vitamina C e selénio, o alho possui manganês e vitamina B6, que têm efeito antioxidante.

O relatório de saúde feminina do estado de Iowa, nos Estados Unidos, relacionou o consumo frequente de alho a um risco 50% menor de cancro do cólon. Outro estudo, na China, mostrou que o consumo de alho e alimentos da mesma família reduziu o risco de aparecimento de cancro do esófago e estômago.

Uvas

A casca da uva, assim como de outras frutas de cor roxa e vermelho-escuro, é rica em resveratrol, substância que é capaz de inibir a formação de tumores no fígado, estômago, mamas e no sistema linfático. Em casos de cancro, o resveratrol diminui o crescimento do tumor e é até capaz de matar células cancerígenas por si só.

Brócolos

O brócolos é rico em sulforafanos e glucosinolatos, substâncias que funcionam como antioxidantes, protegendo as células de alterações no ADN aquando do processo de multiplicação. Este vegetal também ajuda a controlar a apoptose, que é a morte programada das células, quando estas apresentam algum defeito ou alteração no seu funcionamento.

Além dos brócolos, outros vegetais também são ricos nessas substâncias, como couve-flor, repolho, couves de Bruxelas e couve.

Soja

A soja e os seus derivados, como tofu e bebida de soja, são ricos em substâncias chamadas fitoestrógenos, que se assemelham ao estrógenio, hormona naturalmente produzida pela mulher a partir da adolescência.

Assim, os fitoestrógenos competem com a hormona do organismo, fazendo com que haja um equilíbrio hormonal melhor, evitando assim o desenvolvimento de células cancerígenas. Uma dica importante para obter esses benefícios é preferir o consumo da soja orgânica, que é produzida sem agrotóxicos e aditivos alimentares.

Salmão

O salmão e outros peixes gordos de águas profundas são boas fontes de ómega-3, ácido gordo poliinsaturado que ficou conhecido como uma forma de ‘gordura boa’, que reduz o risco de ataque cardíaco e é rico em antioxidantes. Os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce das células, o que auxilia a reprodução celular saudável e evita o cancro.

Além disso, o ómega-3 fortalece os telómeros das fitas de ADN, que servem para selar e proteger o código genético de danos causados por células cancerígenas.

Num estudo publicado no periódico científico Cancer Prevention Research, doses elevadas de ómega-3 ajudaram a reduzir a densidade mamográfica em mulheres acima do peso. A alta densidade do tecido dos seios é um fator de risco para o cancro da mama.

Espinafres

Os espinafres são ricos em diversas substâncias associadas ao combate e prevenção de tumores, como os carotenoides, o ácido fólico e a vitamina E.

O ácido fólico é importante para a reprodução das hemácias, as células vermelhas do sangue, além de ajudar na manutenção de células novas e prevenir alterações no ADN, que podem levar ao cancro.

A vitamina E também está associada com a diminuição do ritmo de crescimento de tumores, além de fortalecer o sistema imunitário. Além do cancro, a substância é utilizada de forma complementar em tratamentos de doenças cardíacas, hipertensão, úlceras e alergias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório