Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2019
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

Psicose pós parto. O que é, causas e oito sintomas

A psicose pós parto ou psicose puerperal é um transtorno psiquiátrico que aflige algumas mulheres após cerca de duas a três semanas do parto.

Psicose pós parto. O que é, causas e oito sintomas
Notícias ao Minuto

08:00 - 23/06/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Doenças psiquiátricas

Esta doença pode causar sintomas como confusão mental, nervosismo, choro excessivo, além de delírios e visões.

A psicose pós parto (que difere da depressão pós parto), é causada devido às alterações hormonais que a mulher apresenta neste período, mas também é muito influenciada pela mistura de sentimentos devido às mudanças que implica a chegada de uma criança, que pode provocar tristeza e aversão. 

O tratamento

O tratamento para a psicose pós parto é feito pelo psiquiatra, com medicamentos de acordo com os sintomas de cada mulher, podendo ser com antidepressivos ou anticonvulsivantes. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de eletrochoques, que é a eletroconvulsoterapia, e a psicoterapia pode ajudar mulheres que tem a psicose associada a uma depressão pós parto. 

Com o tratamento, a mulher pode ficar curada e voltar a conviver novamente com o bebé e a família, entretanto, se o tratamento não for logo realizado, é possível que os sintomas se agravem, a ponto de perder totalmente a consciência da realidade, podendo mesmo pôr em risco a sua vida e a vida da criança.

Causas

O momento da chegada da criança marca um período de muitas mudanças e emoções, um misto de sentimentos como amor, medo, insegurança, felicidade e tristeza. Esta grande quantidade de sentimentos, associada às mudanças hormonais no corpo da mulher neste período, são importantes fatores que podem desencadear um surto de psicose. 

Assim, qualquer mulher pode sofrer de psicose pós parto, apesar do risco ser maior quando já tem um historial anterior de depressão ou de transtorno bipolar.

Diferenças entre psicose e depressão pós parto

A depressão pós parto também acontece, geralmente, no primeiro mês do nascimento da criança, e consiste em sentimentos como tristeza, melancolia, choro fácil, desânimo, alterações do sono e apetite. Já a psicose pode ter todos estes sintomas, pois pode evoluir de uma depressão, mas, além disto, a mulher passa a ter pensamentos muito incoerentes, sensação de perseguição, alternar tristeza e agitação, além de poder ter visões ou ouvir vozes.

Principais sintomas

- Inquietação ou agitação;

- Sensação de fraqueza intensa e incapacidade de se movimentar;

- Choro e descontrolo emocional;

- Desconfiança;

- Confusão mental;

- Discurso incoerente;

- Obsessão por alguém ou alguma coisa;

- Alucinar ou ouvir vozes.

Além disto, a mãe pode ter sentimentos distorcidos em relação à realidade e ao bebé, que variam de amor, indiferença, confusão, raiva, desconfiança e medo, e, em casos muito graves, pode até colocar em risco a vida da criança.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório