Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Atenção. Quatro sinais de que alguém está a mentir

Contar mentiras é algo comum para a maioria das pessoas, que acreditam que o ato de distorcer a verdade não faz mal a ninguém porque em algumas situações a verdade pode mesmo parecer demasiado difícil de ouvir.

Atenção. Quatro sinais de que alguém está a mentir
Notícias ao Minuto

16:00 - 17/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mentir

Peritos, polícias e detetives são treinados e têm experiência profissional que lhes permite desenvolver uma melhor a capacidade de observação dos sinais que podem indicar uma mentira. São expressões faciais, movimento das pernas, braços, o timbre da voz e até o cérebro dão dicas sobre a sinceridade de uma narrativa. Isso porque cada pessoa possui um padrão de conversação diferente, que é alterado quando está a mentir.

Homens e mulheres

Os sinais corporais apresentados durante o ato são os mesmos independente de género, o que indica que homens e mulheres mentem na mesma proporção.

Com base na experiência dos profissionais, um observador comum pode detetar uma mentira, basta estar atento e reparar aos pequenos sinais que o corpo dá durante o ato. Embora não uma exista regra exata, há alguns indícios que são universais.

1. Contato visual em excesso

Acreditava-se que maioria dos mentirosos desvia o olhar ao relatar uma narrativa falsa. No entanto, um estudo sugeriu que pessoas que costumam mentir podem fazer contato visual em excesso, em uma tentativa inconsciente para camuflar a mentira.

2. Piscar os olhos

Pessoas que mentem tendem a dar piscadelas mais longas. Isso acontece devido a um efeito inconsciente, pois o cérebro, como forma de recusar o que a pessoa está a dizer, provoca estas piscadas, deixando o olho do mentiroso mais tempo fechado do que o habitual.

3. Mãos escondidas

Quem é sincero tende a mostrar a palma da mão ao seu ouvinte mais facilmente, enquanto que os mentirosos as tendem a fechar e cobrir, escondendo-as nos bolsos, atrás das costas ou cruzando os braços.

4. Alterações na fala

A fala é um ponto chave para identificar a veracidade. O tom de voz fica alterado e a pessoa que está a mentir geralmente fala mais alto, pois as cordas vocais se enrijecem quando o organismo está tenso. Os indícios que podem ser observados através da fala e que indicam uma mentira são:

- Demorar mais tempo para chegar ao objetivo da conversa e fazer menos afirmações diretas; 

- Repetir a mesma frase quando se nega ou afirma alguma coisa; 

- Usar as mesmas palavras da pessoa que fez alguma pergunta;

- Mudar de assunto quando não souber responder alguma pergunta;

- Falar com um vocabulário difícil de ser entendido e com palavras que não são usadas normalmente por aquela pessoa, além detalhar demais os fatos;

- Falar rápido demais, gaguejar ou parar no meio das frases. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório