Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Entenda como o corpo se transforma numa máquina tóxica assim que morre

O processo de decomposição é responsável por transformar as estruturas biológicas do corpo humano em matéria orgânica e inorgânica que pode ser aproveitada por plantas e animais.

Entenda como o corpo se transforma numa máquina tóxica assim que morre
Notícias ao Minuto

13:00 - 15/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Morte

Assim que uma pessoa morre e para de respirar, as células do corpo deixam de receber oxigénio, porém as estruturas continuam vivas produzindo dióxido de carbono por alguns minutos, como explica uma reportagem divulgada pela publicação online Mega Curioso. O CO2 atinge as células que, por sua vez, libertam enzimas que começam a digerir as células de dentro para fora. Esse processo dá origem a um líquido rico em nutrientes.

Após cerca de uma semana, esses nutrientes servem de alimento para uma enorme quantidade de bactérias e fungos que liquefazem os órgãos e músculos do cadáver. E é a partir daí que começamos a transformar-nos numa verdadeira ‘fábrica’ de substâncias tóxicas.

Máquina tóxica

Os micro-organismos que atacam os tecidos são capazes de produzir mais de 400 compostos químicos e gases. Entre eles está o freon, que é o gás usado na refrigeração dos frigoríficos; o benzeno, um poderoso composto encontrado na gasolina; o enxofre, que tem um cheiro incómodo e bastante característico; e o tetracloreto de carbono, que era usado em extintores de incêndio e lavagens a seco até os cientistas descobrirem que se tratava de uma substância extremamente tóxica.

Nesse ponto da decomposição, a pequena quantidade de tecido que ainda resta no corpo é consumida por insetos, que deixam apenas os ossos para trás. Com o passar do tempo, a proteína presente nos ossos também se decompõe, resultando apenas em hidroxiapatita – um mineral ósseo que eventualmente se transforma em pó.

Numa nota mais positiva, todos esses químicos e nutrientes servem para deixar o solo fértil e assim alimentar outras vidas que continuam depois do final da nossa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório