Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ciência confirma: Ter irmãs torna-o numa pessoa melhor em 5 aspetos

Vários estudos publicados na última década comprovam os benefícios específicos de ser criado juntamente com uma menina.

Ciência confirma: Ter irmãs torna-o numa pessoa melhor em 5 aspetos

Há muito que a ciência e a psicologia acreditam que ter irmãos altera positivamente a personalidade dos indivíduos, tornando-nos inclusive mais felizes.

Porém, os cientistas também já concluíram que as irmãs, especificamente, proporcionam tudo isso e um pouco mais.

1) Irmãs ajudam-nos a ser mais independentes

De acordo com uma pesquisa conduzida por psicólogos britânicos, em 2009, pessoas que têm irmãs tendem a ser mais determinadas e independentes do que aqueles que cresceram apenas com irmãos.

2) Aumentam o sentido de compaixão

Um realizado pela Universidade de Brigham Young mostrou que ter uma irmã pode fazer com que a pessoa seja mais gentil e empática. Os investigadores explicam que isso acontece porque irmãs promovem comportamentos como a compaixão e altruísmo quando elas demonstram amor e afeição.

3) Ajudam-nos a lidar melhor com os problemas da vida

Este mesmo estudo da Universidade de Brigham Young, que incluiu 571 participantes entre as idades de 17 a 25 anos, apontou que as pessoas que tinham irmãos conseguiam encontrar a sua paz interior. E aquelas que conviviam com pelo menos uma irmã tinham mais facilidade em lidar com problemas da vida, tendo menos stress e consequentemente sendo mais felizes. Tal ocorre por que as mulheres costumam ser mais comunicativas e expressam melhor os seus sentimentos, características importantes para a saúde psicológica e para a convivência familiar.

4) Contribui para uma boa saúde mental

Em 2010, um estudo publicado no Journal of Family Psychology revelou que ter uma irmã pode melhorar a saúde mental e autoestima. E em especial, ele mostrou que as irmãs ajudam-nos a proteger os seus irmãos “de se sentirem solitários, não amados, culpados e com medo”.

5) Contribui para o desenvolvimento de capacidades sociais

Jeffrey Kluger, autor do livro ‘The Sibling Effect’ (‘O Efeito do Irmão’), explica que ter uma irmã mais velha promove habilidades para resolver argumentos e lidar com situações difíceis. Já os primogénitos que têm um irmão ou irmã mais novo tendem a desenvolver melhor a liderança e a empatia.

Mais ainda, se um desses irmãos for uma menina, seja mais velha ou mais nova, então o outro irmão deverá adquirir habilidades preciosas para comunicar melhor na idade adulta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório