Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Quer prevenir lesões da coluna e reduzir dores nas costas? Bastam 15 min

As doenças da coluna vertebral são atualmente a principal causa de incapacidade no mundo, mas vários estudos demonstram que a prática de exercício físico regular, mesmo que apenas 15 a 30 minutos diários, ajuda a prevenir as dores nas costas, afirma Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador da campanha nacional 'Olhe pelas suas costas'.

Quer prevenir lesões da coluna e reduzir dores nas costas? Bastam 15 min
Notícias ao Minuto

19:00 - 02/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Coluna

"A coluna vertebral é um sistema biomecânico complexo e os músculos são uma parte essencial desse sistema. Podemos fazer uma analogia simples com os cabos de um guindaste, que suportam a carga deste. Sem os músculos simplesmente não conseguiríamos manter-nos de pé", explica o especialista.

Escolher os melhores exercícios para fortalecer a coluna vertebral é de extrema importância. A propósito do Dia Mundial da Atividade Física, que se assinala a 6 de abril, Bruno Santiago recorda os três tipos de exercício que deve ter em mente para uma coluna sã: exercícios de fortalecimento dos músculos, exercícios de alongamento e exercícios aeróbicos.

“Os exercícios de fortalecimento contribuem para aumentar o tónus e a resistência muscular, enquanto os alongamentos aumentam a flexibilidade dos músculos que dão suporte à coluna vertebral”, explica o especialista.

Bruno Santiago acrescenta que “o exercício não é só feito no ginásio, há pequenos gestos e exercícios que podemos fazer em casa ou no trabalho, incluindo preferir as escadas ao elevador, dedicar alguns minutos à prática de ioga ou a exercícios de alongamento. Estas são soluções simples e que estão acessíveis a todos nós. O ideal é conseguir uma educação e ensino prévio das posturas e exercícios adequados, por um fisioterapeuta ou técnico de exercício físico, e depois treinar regularmente em casa ou no ginásio”.

“Esquecer os músculos da coluna vertebral pode ter consequências graves. Fortalecer os músculos da coluna é muito relevante sobretudo para quem já tem dores frequentes nas costas, podendo duma forma simples melhorar a sua qualidade de vida”, afirma o coordenador da campanha, acrescentando que “a natação, o pilates e a caminhada, por exemplo, são atividades adequadas ao fortalecimento dos músculos que suportam a nossa coluna”.

Já os exercícios que implicam dobrar a coluna devem ser evitados, pois podem aumentar o risco de lesões dos discos da coluna vertebral. Geralmente não se recomendam exercícios que retiram a coluna da sua posição natural.

As dores nas costas afetam 7 em cada 10 portugueses e em mais de 70% dos casos as queixas dizem respeito à dor lombar. Frequente motivo de absentismo laboral na população portuguesa, as dores nas costas são a segunda causa mais frequente de ida à urgência hospitalar e representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade ativa.

“O descanso também é essencial. Estudos sugerem que a qualidade do sono está associada a problemas no pescoço e costas. É importante dormir o suficiente e, claro, dormir numa posição que permita à coluna relaxar”, conclui Bruno Santiago.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório