Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Cérebro humano está programado para beijar (e muito)

Beijar é bom e é uma atividade natural. Aliás, uma pesquisa recente indica que o cérebro humano está programado para beijar e que entra em ‘piloto automático’ no momento em que a magia acontece.

Cérebro humano está programado para beijar (e muito)

Durante o beijo, o cérebro humano está programado para fazer com que viremos a cabeça para a direita, e isso vale para praticamente todas os indivíduos, já que é assim que as bocas se juntam de forma mais confortável.

Outro dado curioso sobre o beijo é o facto de que, em 79% das vezes, quem toma a iniciativa de beijar é o homem, nomeadamente no caso de relacionamentos heterossexuais. De acordo com Rezaul Karim, o autor principal do estudo, essa programação cerebral automática não é inconscientemente, já que reproduzimos automaticamente atitudes que podem ser vistas como preconceituosas.

O estudo

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores contaram com a ajuda de 48 casais, originários do Bangladesh, onde o estudo foi realizado e local onde estas demonstrações públicas de afeto não são bem vistas. “Este é o primeiro estudo a mostrar diferenças sexuais no início do beijo, os homens apresentam uma maior probabilidade de tomar a iniciativa”, disse Karim.

O cientista afirmou, ainda, que a pesquisa comprova que a inclinação da cabeça para a direita é feita por quem toma a iniciativa do beijo, e que isso tende a modular a direção dos movimentos que são realizados durante a troca de saliva.

Beijo cultural

Para o co-autor da pesquisa, Michael Proulx, é importante estudar a cultura do beijo entre pessoas que não aprenderam a beijar a ver filmes ocidentais: “Acontece que nós, como seres humanos, somos semelhantes, mesmo que os nossos valores sociais sejam diferentes”, explicou

O estudo comprovou ainda que quando a pessoa que toma a iniciativa de beijar é canhota, esta tende a inclinar a cabeça para a esquerda, e a pessoa que é beijada, sendo canhota ou não, tende a seguir o comando de quem toma a iniciativa, inclinando também a cabeça para essa direção.

Os cientistas creem que a inclinação da cabeça tem a ver com as hormonas que são libertadas quando estamos excitados. Como o cérebro geralmente divide tarefas pelos hemisférios, quando há um grande aumento de testosterona, por exemplo, ocorre um desequilíbrio de um dos lados, o que faz com que inclinemos a cabeça.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório