Caso a infeção seja severa o individuo poderá ter que ser admitido num hospital e nos casos mais extremos poderá ser necessária a realização de um transplante ocular de modo a salvar a visão.
Uma nova pesquisa realizada pelo American Collage of Emergency Physicians e que observou os dados de seis estudos anteriores, apurou que dormir com lentes de contacto pode provocar infeções na córnea.
O tipo mais comum de infeção é denominada de queratite microbiana, tratando-se de uma condição extremamente séria que pode provocar cegueira.
Os sintomas iniciais dessa infeção manifestam-se através de vermelhidão no olho, de saída de liquido aquoso da vista e de sensibilidade à luz.
O líder do estudo, o professor Jon Fleming, docente na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, disse: “Dormir com lentes de contacto é um comportamento de risco, podendo causar infeções e danos permanentes”.
“Adormecer, ou até dormir a sesta, sem retirar as lentes de contacto aumenta significativamente a probabilidade de ocorrência de sérios problemas de saúde”.