Por já ter sido aprovado, está mesmo a chegar ao mercado uma nova opção de opioide que, diz a Men’s Health norte americana, é bem mais forte que a morfina – fármaco mais comummente utilizado para garantir insensibilidade à dor de alta intensidade.
Era preciso uma droga assim tão mais forte?
À questão que muitos colocam, vários médicos explicam que sim, já que é desta forma que se garante com grande eficácia o alívio da dor num muito curto espaço de tempo, algo essencial para vítimas traumatizadas por lesões e acidentes.
A Dsuvia, nome da substância que agora se apresenta, restringe-se por isso à utilização por parte de médicos que atuem em ambientes de guerra. Prevê-se também a sua utilização em casos em que a sedação para anestesia é necessária mas a linha intravenosa não facilita o processo, como nos casos de doentes com cancro.
Quanto ao lado negativo, aponta-se o facto de esta ser uma droga de toma oral que é, por isso, mais suscetível ao abuso, ainda que a sensação que se preveja não seja a de 1000 vezes mais sob o efeito de drogas. Ainda assim, a FDA preveni-se de qualquer possível situação ao preparar a Dsuvia em uni-doses, que serão apenas fornecidas à comunidade médica e nunca para venda externa.