Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Sabe porque é que as abóboras são o símbolo do Halloween?

A tradição nasceu na Irlanda e não nos Estados Unidos como muitos pensam.

Sabe porque é que as abóboras são o símbolo do Halloween?
Notícias ao Minuto

12:30 - 31/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Curiosidades

Cortar uma abóbora para lhe dar a forma de uma boca e olhos, retirar todo o seu recheio e colocar uma vela para a iluminar, é um bom programa para passar a tarde de Halloween com os mais novos, bem como garantir a decoração mais fidedigna para esta noite.

Embora Jack cabeça de abóbora seja uma personagem conhecida, que muitos associam corretamente à noite de Halloween, a sua origem não é conhecida por todos.

A noite das bruxas advém de outra tradição, a da Samhaim, festival irlandês que comemorava a passagem para o novo ano celta. Acreditava-se que nesta altura do ano a fronteira entre vivos e mortos perdia força com o frio do outono e por isso os mortos vagueavam livremente no mundo dos vivos.

Para os afugentar, os irlandeses faziam fogueiras em casa e penduravam nabos em brasas. Mais tarde, o papa Gregorio IV substituiu o Samhain pelo Dia de Todos os Santos, que se comemora a 1 de novembro, mas as histórias de mortos a vaguear pela cidade permaneceram na cultura irlandesa, de onde resultaram mitos e histórias mais conhecidos como a do Jack Cabeça de Abóbora que prevaleceu até à ida de imigrantes irlandeses para a América no século XVIII – altura em que os nabos foram substituídos pelas abóboras para decoração, por uma questão de maior abundância deste alimento,que passou a ser simbolo da cultura americana.

É pois nos Estados Unidos que mais se conta em específico a lenda de Jack, um ladrão bêbado que se encontrou com o diabo, a quem aceitou entregar a sua própria alma em troca de um último copo de bebida. O diabo aceitou o pacto, que veio ‘envenenado’ já que quando o diabo se transformou em moeda, para pagar o tal último copo, não sabia que Jack se defendia com um crucifixo junto das suas moedas, que impedia que o diabo voltasse à sua forma original sem que o ladrão o autorizasse.

Como chantagem, Jack exigiu que, assim que libertasse o diabo, este nunca o poderia mandar para o inferno, mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro quando Jack se viu obrigado a viver para sempre, ou seja, sem poder entrar no céu por todos os seus pecados cometidos em vida.

Para o lembrar da maldição, o diabo transformou a cabeça de Jack numa caveira e quando o mesmo voltou ao inferno para se redimir, Jack foi lembrado de que o seu mal duraria para sempre, como a chama que passou a iluminar o interior da sua cabeça.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório