Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Para ter sucesso numa dieta foque-se… na sua saliva

Grupo de cientistas tem vindo a analisar a forma como cada alimento é reconhecido pelo paladar humano e quer mudar estas sensações através da educação das próprias sensações.

Para ter sucesso numa dieta foque-se… na sua saliva
Notícias ao Minuto

10:00 - 21/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dieta

Comida mais doce ou salgada sabe-nos, regra geral, melhor do que aquela com menos sabor. Sendo esta uma ideia inegável, muitos defendem também que os gostos educam-se

Mas antes que se chegue a esta fase, muitos são os que não resistem às tentações que são, em todos os casos, as inimigas de uma alimentação saudável que se deve focar em alimentos naturais.

A verdade é que se alguém largar de todo os salgados e os substituir por temperos mais naturais, o seu paladar ficará mais recetivo àquilo que come e, quando volta a provar algo salgado, sente que é demasiado temperado e pouco agradável.

Posto isso, chegamos à questão: Podemos de facto alterar a nossa perceção sobre os alimentos?

A força de vontade tem de estar lá, é claro, mas há esperança para todos, como defende um grupo de cientistas que analisou esta questão.

Acontece que a nossa saliva é principalmente composta por água mas conta com uma grande concentração de proteínas, que são as responsáveis pela perceção que o ser humano tem de cada alimento. Ora, uma pequena mas significante mudança na sua alimentação fará com que, em pouco tempo, as proteínas mudem a sua composição passando a apresentar níveis mais altos e mais sensíveis ao doce ao ao salgado.

O teste foi confirmado pela toma de leite de amêndoa durante uma semana, que é naturalmente doce. Após uma semana, a saliva tornou-se mais sensível, com se esperava, logo, o consumo de alimentos mais concentrados em açúcares ou sal torna-se ‘demasiado’ para quem os prova.

Em suma, eis o que importa reter: uma semana. Este é o período durante o qual deve fazer um esforço inicial para que a sua própria saliva o ajuda na missão de comer melhor e mais saudável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório