Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ser canhoto. Mitos e factos que marcam o dia de hoje

No Dia Mundial do Canhoto, que se assinala a 13 de agosto, lembremos tudo o que gira em torno desta caraterística que se cinge a 10% da população mundial.

Ser canhoto. Mitos e factos que marcam o dia de hoje
Notícias ao Minuto

10:15 - 13/08/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Corpo humano

Há décadas atrás, ser canhoto era visto como 'coisa do diabo' e que por isso deveria ser contrariado. Hoje, a caraterística é vista de forma bem diferente mas, preconceitos à parte, a dúvida persiste. Porque existem canhotos? A justificação está ou não no cérebro de cada indivíduo? Há caraterísticas que diferem os canhotos dos destros? No Dia Mundial do Canhoto, que hoje se assinala, o Notícias ao Minuto esclarece os mitos e justifica o porquê da 'preferência' pela mão esquerda.

De onde vem a preferência pelo lado esquerdo?A maioria dos cientistas aponta mutações genéticas como resposta, que parecem influenciar o desenvolvimento da assimetria esquerda-direita no corpo e no cérebro. Contudo, um estudo avançado pelo site Smithsonian.com pondera a possibilidade de os canhotos não serem algo aleatório, mas trabalhado propositadamente como técnicas de combate de corpo a corpo, um estudo que, embora ainda não conclusivo, parece responder a certas dúvidas sobre o tema.

O motivo está no cérebro? O uso predonimante pela mão esquerda é determinado ainda antes de se nascer, segundo um estudo feito nos anos 80 que se sustenta na preferência do feto em chuchar no polegar da mão direita ou esquerda. Mas estudos mais recentes explicam que o gene responsável por tal tendência não está num dos hemisférios cerebrais, mas sim na medula espinhal. Tal explica-se pelo facto de, até às 15 semanas, o cérebro ainda não determinar os movimentos do corpo, mas antes deste período de gestação o bebé já chucha no dedo.

Os esquerdinos pensam de maneira diferente? Diz um estudo da Universidade de Standford que sim. A mão que se escolhe para escrever, comer ou coser pode determinar a forma como o cérebro processa as imagens e as coisas de forma construtiva.

Que qualidades têm em termos de raciocínio? Segundo um estudo feito pelas Universidades de Liverpool e de Milão, os esquerdinos tendem a ser melhores a resolver problemas matemáticos.

Os destros e os esquerdinos usam predoninantemente lados opostos do cérebro? Esta é uma ideia falsa. Embora os destros usem maioriratiamente o hemisfério cerebral esquerdo, estima-se que 70% dos esquerdinos usem este mesmo lado.

Poderá ser visto como uma questão cultural? Embora o uso predoninante da mão esquerda seja algo biologicamente explicado, em certas culturas é considerado desrespeituoso cumprimentar ou comer com a mão esquerda, por ser a mão usada para se limpar aquando de uma ida à casa de banho.

Quem tem maior tendência a ser canhoto? O motivo ainda parece ser bastante aleatório, mas vários estudos e investigações apontam a maior probabilidade no caso de gémeos. Alguns investigadores defendem também que a probabilidade de ter um filho canhoto aumenta no caso de mulheres que engravidam depois dos 40 anos.

Apenas os humanos são canhotos? Não. A tendência atinge também animais, nomeadamente gatos, sendo que a maioria dos machos desta espécie é canhota.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório