É tão fácil dizer ‘adeus plástico, olá saco de pano’, mas o comodismo parece ainda dominar em certos casos, uma atitude que se faz por diminuir com ações de consciencialização como a data que hoje se assinala, bem como pelas medidas implementadas na grande maioria das superfícies comerciais onde se passou a cobrar pelos sacos de plástico.
A Lush, marca de cosméticos 100% natural, vegan e cruelty free, que cada vez mais se despe de embalagens desnecessárias, não deixa de assinalar a data ao lembrar que Portugal é dos países a nível europeu que mais sacos de plástico utiliza sendo que, em certos casos, a utilização do saco é única: são 15 minutos de utilização contra 500 anos de decomposição.
Mais: estima-se que os oceanos contem atualmente com 150 milhões de toneladas de plástico e que em 2050 haverá mais sacos do que peixes no mar.
O problema é bastante grave e carece de uma resposta imediata que parece estar a demorar já que nos últimos dez anos se produziu mais plástico do que durante todo o século passado, aponta a Lush.
Apesar dos alarmantes números, sabe-se que pelo menos 60% do lixo que produzimos pode ser reciclado. Se, a par da reciclagem, substituirmos o plástico por outras opções, tanto melhor!
Veja na fotogaleria algumas das (muitas) opções de sacos de pano que o farão querer fazer de um destes casos um essencial em qualquer ida às compras.