Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

O arroz tem glúten? É um hidrato? Esclareça-se este acompanhamento

O alimento é tão comum que nem pensamos muito nele. Mas o que sabe sobre o arroz, ou precisa de saber, para bem o adequar à sua alimentação?

O arroz tem glúten? É um hidrato? Esclareça-se este acompanhamento
Notícias ao Minuto

17:30 - 17/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Arroz

De prato típico de estudante a refeição gourmet em restaurante cinco estrelas, o arroz é dos ingredientes mais versáteis que existe e se estende aos quatro cantos do mundo. Por ano, estima-se que o seu consumo global ultrapasse as 480,000 toneladas.

Arriscamos dizer que está em praticamente todas as dispensas, mas na hora de ‘explicar’ este ingrediente, muitas são as dúvidas que surgem. Aceite a proposta do Huffington Post e escreva no Google ‘o arroz...’ e confira algumas das dúvidas mais comuns sobre a planta.

Para acabar com tais dúvidas, comecemos pela maior: sim, o arroz é um hidrato de carbono, nomeadamente um hidrato de carbono complexo, ou seja, do tipo de hidrato mais aconselhado por ser de absorção lenta o que dá uma sensação de saciedade por mais tempo. Neste sentido, é mais aconselhado que outros hidratos de carbono (simples) como massas brancas.

Entre o arroz branco e o integral, o segundo, que não é refinado, é o mais indicado para quem pratica bastante exercício físico e por isso precisa de mais energia, que é consumida sob a forma de hidrato de carbono.

Quando ao arroz branco, refinado, perde parte da fibra durante o processo de produção e tratamento do alimento, o que facilita a digestão. No geral, o arroz branco conta com mais hidratos de carbono do que o integral, sendo o basmati o arroz branco que mais se aproxima das propriedades do integral.

Esclarecido este ponto, saiba que o arroz não tem glúten – seja que tipo de arroz for. Algo que não tem necessariamente de ser excluído, a não ser que seja celíaco, mas que muitos restringem o consumo por variadas razões, associadas a opcionais restrições alimentares.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório