Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Levei com pedras na cabeça": Conan Osíris num testemunho inédito

O vencedor do Festival da Canção foi o entrevistado deste sábado no 'Alta Definição'.

"Levei com pedras na cabeça": Conan Osíris num testemunho inédito
Notícias ao Minuto

15:40 - 18/05/19 por Rita Alves Correia

Fama Conan Osiris

Conan Osíris - nome artístico de Tiago Miranda - foi o convidado de Daniel Oliveira deste sábado no programa 'Alta Definição'. O vencedor do Festival da Canção abriu o coração para uma conversa sensível e franca sobre o passado, marcado pela toxicodependência do pai, o bullying e os sonhos. 

Ao tornar-se o rosto que representou Portugal na edição deste ano da Eurovisão, Conan quebrou barreiras e fez prevalecer a sua essência aos olhares alheios, que com estranheza foram ganhando receptividade ao seu estilo peculiar. 

"Não posso ser tirano e pensar que chego e as pessoas vão respeitar-me. Estou a chegar agora ao mundo das pessoas e estou quase a ser imposto. Quem sou eu para dizer: ‘Eu sou uma pessoa séria'", começou por dizer. 

"As pessoas têm a visão que sou grande drogado e que faço trinta por uma linha. Um dia relaxante para mim é aspirar a minha casa e fazer a cama de lavado. Sou mesmo calmo. Eu curto mesmo estar na minha", explicou. 

Ao ser questionado se fazer carreira na música sempre foi um sonho, Conan afirmou que sim, adiantando que nunca pensou ser possível. Com isto, o artista fez uma viagem aos momentos mais marcantes da sua infância, recordando episódios vividos com o pai, que era toxicodependente. 

"Quando estávamos os dois não me protegia muito. Havia conversas que eu sei que não eram propícias para a minha idade. Lembro-me de estar num muro e ele dizer: ‘Não tens tomates para te mandar daí’. Era um segundo andar. Se eu fosse um puto burro, mandava-me", relatou. 

O progenitor de Conan Osíris acabou por morrer quando artista ainda era criança. Contudo, diz reconhecer o amor que o pai tinha por si. "Nunca duvidei do amor que tinha por mim. A minha mãe dizia-me sempre que ele gostava bué de mim. Ela contou-me que nos últimos dias, ele começou a escreveu uma carta para mim que nunca acabou". 

Ao recordar a morte do pai, o cantor falou do avô, que faleceu vítima de cancro quando já tinha "vinte e poucos anos". "Não são saudades [do meu pai] como tenho do meu avô. Até era uma falta de respeito para o meu avô eu dizer que era igual", afirmou.

O bullying

Desde cedo que Tiago Miranda soube que era "diferente". A falta de gosto por jogar futebol e a aparência peculiar foram os primeiros sinais de que era uma figura ímpar entre os demais, algo que o levou a ser vítima de "abusos verbais e físicos" durante anos. 

"Estar em sítios, puxarem-me o cabelo e dizerem: ‘Não é peruca!’", "levar com pedras na cabeça" e "tirarem-lhe as calças e cuecas no bar da escola", foram os exemplos que com que ilustrou a adolescência difícil, adiantando que em "tenra idade" esses comportamentos partiam dos próprios amigos. 

"Não fazia educação física. Algumas dessas cenas aconteceram nesses sítios. Tenho nojo do cheiro de balneários por causa disso", explicou. 

"Houve uma professora de inglês que uma vez ao fazer a chamada disse o meu nome, eu respondi que estava e ela disse: ‘Tiago? Tem a certeza que não é Tiaga?’", acrescentou. 

Questionado sobre o facto de já ter reencontrado colegas e professores que no passado tiveram uma conduta errada para consigo, Conan respondeu que não, mas afirma que sonha com isso algumas vezes. Nos sonhos, explica, o artista reencontra essas mesmas pessoas e abraça-as. "A essência do sonho é o meu cérebro a dizer que está resolvido".

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório